quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Foto extraída do site da Tip-tepp

Brincadeiras em prol da natureza
(trecho de matéria de Danielle Jordan / site
AmbienteBrasil )
A brincadeira pode ser uma das mais eficientes ferramentas de aprendizado. Enquanto brinca, a criança constrói o conhecimento na prática. Alguns brinquedos são especialmente desenvolvidos com essa finalidade, aliando diversão à educação ambiental. Os blocos de encaixe e construção ganharam uma versão ecologicamente correta. Além de estimular a criatividade, o brinquedo proporciona um contato com a natureza de forma inesperada. Com flocos feitos a partir do amido extraído de plantas, o Tip-tepp, permite que a criança monte paisagens, animais etc. - enfim, o que a imaginação permitir. Para que as peças se encaixem, elas precisam ser umedecidas e, se dissolvido na água, o brinquedo pode ser utilizado como tinta para pinturas. “Tudo é aproveitado sem deixar resíduos. Não destrói a natureza e estimula a educação ambiental”, segundo Cristina Simião, diretora executiva do Projeto de Sustentabilidade da Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos - Aditepp.
A organização não-governamental atua na área educacional há 33 anos e as vendas do brinquedo são repassadas para manter a instituição. A presença da planta na atividade lúdica é o primeiro aspecto interessante com objetivo educacional. “O meio ambiente é o fundamento para uma nova sociedade", diz Cristina, para quem, sem esses preceitos, não seria possível a construção de uma economia sustentável.
Até mesmo a internet oferece ferramentas para a conscientização através da ludicidade. Alguns sites como o
Fábrica de Brinquedos ensinam a construir brinquedos aproveitando materiais que seriam descartados. Uma das sugestões do site é o bilboque ou emboca-bola, criado a partir de uma lata, varetas, barbante, cola e folhas de papel.

8 comentários:

Taia disse...

Quero brincar de casinha...
To tão cansada dessa época de trabalho... quero férias e ser criança!
Beijinhos

Alba Regina disse...

Oi Querida Ursa, obrigada por sua visita lá no Pérolas...adoro brinquedos, quer me ver feliz é entrar numa loja comigo! Infelizmente os brinquedos atualmente são informatizados, eletrônicos...tento, sempre que posso dar brinquedos que chamam educativos para meus filhos...eu prefiro chamar de Brinquedo de Verdade!
Beijo Grande!

Lucinéia, para o íntimos disse...

Oi, Angela! Vou fazer um caleidoscópio pra mim. Lá-lá-lá-lá.
Beijo

Jôka P. disse...

Adorei a idéia da Fábrica de Brinquedos !

Eu li no comentário do Av. Copacabana que a Ursa não acha que poderia usar pérolas, que não combinaria ?
Hummmm...
Mas a URSA usa colares e aderêços artezanais indígenas, usa peças exclusivas das tribos amazônicas...
É muito mais do que chique.

A URSA poderia usar pérolas sim, sem problemas.
Mas..quero ver uma mulher qualquer poder usar os aderêços índios da Dona Ursa...
Aí é que o bicho pega.
:D
Bjs e pérolas,
JÔKA P.

Janaina disse...

Oie!! As paredes da casinha parecem aquelas balinhas de coco, que a gente tinha no aniversário quando era criança, lembra?
Beijos!! Tava com saudade da sua florestas. Amei os cartões de natal.

Matilda Penna disse...

Linda a casinha, tem até varanda, não?
Os brinquedos assim, que a criança constrói e manipula, são os que elas mais brincam, mexer com os brinquedos é divertido.
Beijos, :).

Anônimo disse...

Que as forças da natureza fortaleçam seus passos e que a magia da vida traga ótimas notícias e realizações para você em 2006 . Meu carinho para você !

Angela Ursa disse...

Renata, brincar faz muito bem à gente! :)) Beijos!

Seja bem-vinda, Albinha! Na minha infância, as crianças gostavam de fazer muitos brinquedos: telefone de caixa de fósforo, carrinho de carretel, fogãozinho de vela... Beijos!

Luciane, caledoscópio é lindo mesmo! Beijos da Ursa!

Jôka, eu tenho um jeito de vestir bastante esportivo, simples. Por isso, eu disse que não combinava com as pérolas. Mas colares artesanais têm tudo a ver comigo, com a Ursa ;)) Beijos!

Janaína, nem me fale em balas de coco porque eu adoro e como um pacote de uma vez (risos). Agora eu ando numa fase diet para perder umas calorias. Mas de vez em quando como um doce porque a Ursa não é de ferro ;)) Beijos!!

Nanbiquara, eu também gosto muito dos brinquedos à moda antiga, artesanais e instrutivos. Beijos!

Ivo, muito obrigada pela sua linda mensagem. Tenha um ótimo Natal e um 2006 maravilhoso, repleto de paz! Beijos da Ursa :))