sábado, 17 de dezembro de 2005

Guarani (Fonte da imagem)

Governo brasileiro será denunciado na ONU pelo povo Guarani (Fonte: CIMI)
A morosidade do ministro da Justiça em demarcar a Terra Indígena Morro dos Cavalos e a violência permanente que estão submetidos os Guarani, levaram a comunidade Guarani a denunciar o governo brasileiro à Organização das Nações Unidas (ONU). A denúncia, endereçada a RODOLFO STAVENHAGEN - Relator Especial sobre a situação dos direitos humanos e liberdades fundamentais dos povos indígenas, será entregue hoje, sexta-feira, 16, às 18hs, para Hina Jilani, relatora especial da ONU sobre defensores de direitos humanos, durante evento no Hotel Blue Tree Towers - Rua Bocaiúva 2304, centro de Florianópolis.
A terra indígena Morro dos Cavalos está localizada no município de Palhoça, estado de Santa Catarina. São apenas 1988 hectares reivindicados pela comunidade. Praticamente toda a terra está ocupada, parte por algumas famílias de não-indígenas e principalmente pelo Parque Estadual Serra do Tabuleiro.
A comunidade, composta por 132 pessoas, a maioria delas crianças, vive hoje em menos de 3 hectares, em morro íngreme impróprio para agricultura e moradias. Não conseguem plantar pela falta de espaço, o artesanato que poderia garantir minimamente a sobrevivência fica limitado em função de que não podem buscar material para sua condecção.

2 comentários:

Anne disse...

Tomara que consigam algum resultado. Às vezes tenho a impressão que a ONU não serve muito, digo, na prática não resolve muita coisa.
Acho importante essa sua iniciativa de divulgar essas notícias!
Beijos,
=^.^=

Angela Ursa disse...

Anne, como, no Brasil, as autoridades não estão ajudando os irmãos índios, pelo menos vale esse pedido de socorro para a ONU. Vamos torcer para ter algum resultado. Beijo da Ursa