segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Líder indígena Evo Morales ganha eleição na Bolívia

Polêmica

Morales questiona uso da coca pela Coca-Cola e sua proibição a bolivianos
(Fonte:
UOL )
COCHABAMBA, Bolívia, 19 dez (AFP) - Evo Morales, vencedor incontestável da eleição presidencial boliviana, com 51% dos votos, e líder dos cocaleros, negou-se a aceitar que a folha de coca seja reconhecida apenas para a fabricação da Coca-Cola e proscrita para usos tradicionais dos cultivadores do Chapare boliviano.

Um dia depois de ganhar as eleições gerais na Bolívia, o líder indígena insistiu: "Não é possível que a folha de coca seja usada pela Coca-Cola e proibida para nós". Morales anunciou que, ao assumir o poder no dia 22 de janeiro de 2006, liderará uma batalha internacional para retirar a coca "em seu estado natural" da lista de venenos da Organização das Nações Unidas. O cocalero, que se tornou domingo o primeiro presidente indígena da Bolívia, um país de população de maioria nativa, também anunciou uma luta pelo reconhecimento internacional, com base em estudos científicos, das propriedades medicinais e nutritivas da folha de coca, assim como a "dessatanização" de seu uso "em estado natural". Vencedor por maioria absoluta dos votos, segundo consultoras privadas, Morales aludiu principalmente à draconiana lei antidrogas 1.008, que considera ilegais e excessivos os cultivos de coca no Chapare, antigo reduto da droga, onde moram 30 mil famílias de cultivadores pobres. A norma, em vigor desde 1989 com o aval dos Estados Unidos, principal parceiro da luta antidrogas no país andino, limita o cultivo a 12.000 hectares de coca destinada a usos tradicionais nos Yungas, vales agrícolas perto de La Paz. No Chapare, onde entre 1998 e 2002 foram destruídos 60 mil hectares de coca, supostamente destinadas à produção da droga, existem atualmente cerca de 7.000 hectares dispersos.Em sua condição de dirigente "cocalero" e chefe da oposição, Morales assinou em 2004 um acordo com o então presidente Carlos Mesa sobre o cultivo de 40 m² de coca por família para satisfazer as necessidades tradicionais dos habitantes do Chapare.Morales referiu-se aos Estados Unidos, cujo governo advertiu na semana passada que não aceitará uma variação na política antidroga boliviana:"A cocaína e o narcotráfico não fazem parte da cultura boliviana. A luta contra o narcotráfico é um falso pretexto para que os Estados Unidos instalem bases militares (na Bolívia). Não estamos de acordo e essas políticas têm de ser revisadas". O líder cocalero disse estar disposto a combater as máfias de narcotraficantes.O vencedor das eleições bolivianas também criticou a política de concessão de certificados da luta antinarcóticos imposta pelos Estados Unidos, país que apóia com US$ 120 milhões anuais a balança de pagamentos boliviana, em troca da erradicação das plantações ilegais."A política de certificação (da luta antinarcóticos) não foi uma solução e ainda sofremos chantagens dos Estados Unidos", insistiu.Morales disse que ainda não havia entrado em contato com a administração americana do presidente George W. Bush.

2 comentários:

Lucinéia, para o íntimos disse...

Oi, Angela! Eu sinto quase a mesma alegria em ver o Morales eleito, que aquela que senti quando o Lula elegeu-se. "Finalmente!", pensei eu na época. Espero que ele continue firme aos seus ideais e não arranje nenhum Dirceu ou Valério pra ele.
Beijo pra ti.

Angela Ursa disse...

luciane, também torço para que ele faça um bom governo na Bolívia. Beijo da Ursa!