sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

Manejo Florestal

Por que manejar florestas? (Fonte: site manejoflorestal.org )
As principais razões para manejar a floresta são:
Continuidade da produção - A adoção do manejo garante a produção de madeira na área indefinidamente, e requer a metade do tempo necessário na exploração não manejada.
Rentabilidade - Os benefícios econômicos do manejo superam os custos. Tais benefícios decorrem do aumento da produtividade do trabalho e da redução dos desperdícios de madeira.
Segurança de trabalho - As técnicas de manejo diminuem drasticamente os riscosde acidentes de trabalho. No Projeto Piloto de Manejo Florestal (Imazon/WWF), os riscos de acidentes durante o corte na operação manejada foram 17 vezes menor se comparado às situações de perigo na exploração predatória.
Respeito à lei - Manejo florestal é obrigatório por lei. As empresas que não fazem manejo estão sujeitas a diversas penas. Embora, a ação fiscalizatória tenha sido pouca efetiva até o momento, é certo que essa situação vai mudar. Recentemente, tem aumentado as pressões da sociedade para que as leis ambientais e florestais sejam cumpridas.
Oportunidades de mercado - As empresas que adotam um bom manejo são fortes candidatas a obter um "selo verde". Como a certificação é uma exigência cada vez maior dos compradores de madeira, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, as empresas que tiverem um selo verde, provando a autenticidade da origem manejada de sua madeira, poderão ter maiores facilidades de comercialização no mercado internacional.
Conservação florestal - O manejo da floresta garante a cobertura florestal da área, retém a maior parte da diversidade vegetal original e pode ter impactos pequenos sobre a fauna, se comparado à exploração não manejada.
Serviços ambientais - As florestas manejadas prestam serviços para o equilíbrio do clima regional e global, especialmente pela manutenção do ciclo hidrológico e retenção de carbono.

2 comentários:

Lucinéia, para o íntimos disse...

Oi, Angela! O problema e que esse tipo de manejo requer muita tecnologia e um planejamento a longo prazo. No Brasil nós nao temos na nossa cultura esse hábito de planejar para o futuro. Infelizmente.
O que eu vi no sul, tomara que tenha mudado, é o reflorestamento, com fins comerciais, com espécies exóticas. Pra mim, sempre pareceram um deserto verde.

Beijo e bom fim de semana.

Angela Ursa disse...

Luciane, você tem razão, mas pelo menos valem as tentativas, apesar dos madeireiros e sua turma. Beijos!