domingo, 4 de dezembro de 2005

Paul McCartney: "isso é uma barbárie!"

Paul McCartney pede boicote à China por maus-tratos de animais (notícia de 28/11 do site
Terra)

O ex-Beatle Paul McCartney pediu um boicote à compra de produtos chineses depois de ter visto um vídeo que mostra gatos e cachorros sendo submetidos a maus-tratos terríveis para extrair a pele dos animais.
Opine sobre o caso
McCartney prometeu nunca se apresentar na China depois de ter visto as imagens, gravadas secretamente em um mercado de peles na cidade de Cantão, no sul da China.
O ex-Beatle também pediu um boicote à Olimpíada de 2008, que será realizada em Pequim.
Um representante do governo chinês disse que um boicote não seria justificado e culpou consumidores dos Estados Unidos e Europa por comprar as peles.
Patas fraturadas
O filme mostra os cães e gatos presos em pequenas jaulas de metal sendo atirados do alto de um ônibus de dois andares numa calçada.
Os animais, muitos com as patas fraturadas pelo tombo, são então suspensos por pinças de metal e atirados sobre uma cerca de mais de dois metros de altura.
Alguns deles são espancados por funcionários sorridentes. Todos são mortos e têm suas peles retiradas, e acredita-se que muitos ainda estejam vivos quando passam por este processo.
Paul McCartney e sua mulher, Heather, ficaram chocados e quase chegaram às lágrimas ao assistir as filmagens gravadas para uma reportagem especial da BBC que será transmitida nesta segunda-feira.
"Isso é uma barbárie. Horrível", disse o ex-Beatle. "Parece algo dos tempos medievais. E eles parecem se divertir com isso. Eles são pessoas doentes, muito doentes."
"Nem sonharia em ir lá para tocar, do mesmo jeito que não iria a um país que apoiasse o apartheid. Isso é nojento. É contra todas as regras da humanidade. Eu não poderia ir lá."
Em outra parte da filmagem, gravada no meio do ano por um investigador ligado à ONG Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (Peta, na sigla em inglês), os gatos são ouvidos gritando dentro de um saco que é então jogado em uma enorme panela de água quente.
Olimpíada
Eles são fervidos até a morte e suas peles são retiradas por uma máquina parecida com uma secadora de lavanderia.
Defensores dos direitos dos animais estimam que mais de dois milhões de gatos e cachorros sejam mortos na China a cada ano para a extração da pele deles.
Produtores chineses também criam animais como a marta e são responsáveis por mais da metade dos produtos de pele do mundo.
McCartney disse ainda: "Como a nação que vai sediar as Olimpíadas pode ser vista permitindo que animais sejam maltratados deste jeito?".
Heather, ativista em defesa dos direitos dos animais, acrescentou: "Eu vi muitas filmagens em que essas pobres criaturas estão claramente vivas quando têm sua pele retirada. E para quê? Por moda? É nojento".

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem é i animal d. Ursa???
Triste....
Bjs...