sexta-feira, 24 de março de 2006

Brigitte Bardot em defesa das focas (Fonte da Foto: Fondation Brigitte Bardot)

Canadenses se preparam para caça polêmica de 335 mil focas (Fonte: BBCBrasil.com)
Governo aumentou a cota para matança em cinco mil focas este ano
Caçadores e manifestantes estão se encaminhando para o Golfo de St Lawrence, no leste do Canadá, para a caça anual de focas arpa.
A caça controvertida, que vira manchete todos os anos, vai matar a pauladas 335 mil focas neste ano.
Entre os defensores dos direitos dos animais, Brigitte Bardot vai estar na região pela segunda vez. Na primeira visita da atriz ao local da matança das focas, em 1977, a publicidade praticamente acabou com a caça e foi proibida a caça de filhotes pequenos.
Bardot queria encontrar-se com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, para protestar contra o que ela chamou de "massacre", mas ele não aceitou.
Trabalho e dinheiro
O governo canadense defende a matança como uma tradição com centenas de anos, que rende $ 16,5 milhões de dólares canadenses (R$ 30,4 milhões) por ano para os caçadores em vendas de carne e peles.
E também como controle populacional das seis milhões de focas arpa que existem no país. O triplo do número que existia em 1970, de acordo com o primeiro-ministro.
A correspondente da BBC no Canadá, Celine Herviewx-Payette, diz que este ano vai ser muito mais difícil para os caçadores e para os defensores de focas, por causa do gelo, que está derretendo mais na costa. Ambos vão ter que usar barcos.
As focas arpa podem ser legalmente caçadas quando perdem a capa branca, por volta das duas semanas de idade.
Ativistas estão pedindo para cadeias de restaurante americanas boicotarem frutos do mar canadenses e vários protestos ao redor do mundo estão sendo planejados.

14 comentários:

Lucinéia, para o íntimos disse...

Vi na CNN já faz umas semanas o Paul McCartney e a esposa dele discutindo com governado da província de Labrador sobre esse assunto. Na Noruega também se caça esse animal por puro prazer, como esporte. Matam a pauladas em uma selvageria notal.
Abraço

Janaina disse...

Angela, você viu a Época desta semana? Eu vou depois lhe mandar uns links de umas matérias que acho que você vai gostar (se você ainda não tiver lido).
Beijos!

Angela Ursa disse...

Luciane, matar por prazer é ainda pior ainda. Fico indignada com isso!! Que bom que o Paul e a mulher também estão apoiando a defesa das focas! Beijos da Ursa

Janaína, enviei resposta para você por e-mail. Eu gostaria, sim, de ler essas matérias. Beijos e obrigada! :))

blogadict disse...

Há outras formas de controlar as populações. Elas auto-controlam-se, a Mãe Natureza é perfeita. Desde que tenho net que assino petições contra esta crueldade sem limites. Espero que em breve o bom senso impere. Beijo do lado de cá do oceano para si Índia Ursa Sentada e, bom fim-de-semana:)

Anônimo disse...

O animal é indefeso pela própria natureza diante da fúria do homem .A foca tem um olhar tão meigo !Hoje ao ler essa notícia senti uma dor no peito .Abraço

Jôka P. disse...

Fui clicar na Fundação BBardot,crente que iria encontrar fotos lindas da loura francesa e ... ECA !!! Tinham fotos de bebês focas massacrados covardemente !
Tem um copo de água com açúcar,Dona Ursa ?
Uma Maracujina ?

Anônimo disse...

Bom dia....

Que bom se tivessemos mais defensores ....
Bjs....

Alba Regina disse...

a natureza conhece seus caminhos e não erra nunca. melhor, errou quando desenvolveu-se ao ponto de chegar em nós seres humanos. vem cá angela, existe raça animal mais besta que a nossa? não né? que deus nos proteja!!! beijo querida!!!!

Anônimo disse...

O homem destrói a si próprio e nem se dá conta. Acho que nunca se dará, infelizmente.
Beijo, dona Ursa. Bom fds.

Daia disse...

Oi, amiga.
Mais uma atrocidade. Matar focas a partir de duas semanas de idade! E a pauladas! É inacreditável. Bestas humanas!
Beijos.

Anônimo disse...

Página sempre correta e bonita. Informações interessantes. Cito uma: cubiu. Outra vez, minhas congratulações. Filemon
WildWood

Angela Ursa disse...

Whisper, legal saber que você costuma assinar as petições contra esse tipo de violência. Beijos da Ursa diretamente da Floresta para o outro lado do oceano :))

Monica, as focas são animais muito dóceis sim. É uma crueldade o que estão fazendo com elas. Beijos!

Jôka, desculpe pelo susto que você levou ao visitar o link. Mas é que, apesar de chocante, achei importante mostrar a violência que esses animais estão sofrendo. Mas tem outras páginas interessantes no site da Fundação, viu? :)) Beijos da Ursa e um chazinho calmante para você relaxar do susto

Diana, os artistas e outras pessoas famosas têm um peso diante da mídia quando fazem protestos contra esse tipo de crueldade. Beijos!

Albinha, Palpiteira e Daia, depois dizem que o ser humano é que é civilizado. Beijos da Ursa!

Filemon Wildwood, obrigada pela sua visita e as suas palavras. Beijos da Ursa :))

Marco Aurélio disse...

Ursa

Obrigado por você ajudar a divulgar e condenar esta barbaridade coordenada pelo governo canadense.

Um abraço

Marco Aurélio

Angela Ursa disse...

Marco Aurélio, a única forma que eu tenho de ação é a denúncia mesmo e a divulgação desse tipo de crueldade. Obrigada pela sua visita! Abraços florestais da Ursa :))