terça-feira, 7 de março de 2006

Fonte da imagem: Galeria Marubo do site CTI - Centro de trabalho Indigenista
Maloca do José Rufino (Fonte: Associação Marubo de São Sebastião - site Marubo do Médio Curuçá)

Três elementos parecem marcar a maloca Marubo como uma unidade social: cada qual tem seu "dono" (aquele que promoveu sua construção), seu trocano (instrumento de percussão constituído de um tronco de madeira com uma cavidade retangular profunda) e faz seus convites para refeições e ritos. (Fonte: Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil - site ISA)
__________________________________________________


Trocano (fonte: site de Rosane Volpatto)
Instrumento de comunicação entre tribos. Consiste em uma tora leve e sonora, de 2 a 3 metros de comprimento e 1,5 de largura. Nela encontramos escavados círculos com dez centímetros de diâmetro, interligados por estreitas fendas. Ela é colocada em um buraco e fica suspensa entre quatro paus presos à tiras de cipó que lhe permitem um movimento para cima ou para baixo. A percussão se processa através de bastões envoltos em tiras de couro. De acordo com o local que se golpeia e sua variação de quantidade é possível produzir mensagens, que são ouvidas até uma distância de 10 Km.

6 comentários:

Laura_Diz disse...

Que vivam os Indios!
Ursa, eu não sei colocar estes gifs, erro sempre, vc me ensina? me empresta o SOU CARIOCA!! adorei queria botar lá. o Rio é tão mal tratado, né?

Eu assisti a Nana no inicio de 90, deve ter sido 93/94, não sei bem , a minha referência é meu filho menor que dormiu no meu colo e eu chorava de emoção.
bj laura

Jonas Prochownik disse...

Oi Angela, adoro ouvir o Oiaporu! Como e belo o teu Blog. Precisamos de mais Ursas! Beijos de admiração do teu amigo Jonas.

Alba Regina disse...

angela,adoro assistir este panda...um sonho!!! e, já moramos pertinho uma da outra hein?! beijo grande querida!!!!

blogadict disse...

Como sempre a cada visita aprendo mais um pouquinho de um país que admiro e gostaria de um dia poder conhecer um pouco.
Mais uma vez vim buscar paz no canto do pássaro. Obgda :)
Beijos do lado de cá do oceano

Angela Ursa disse...

Oi, Laura! Ainda hoje, vou mandar o código do SOU CARIOCA! para você inserir no seu blog. Pode salvar a gif ou usar o mesmo link que eu coloquei. Recebi esta gif por e-mail. A Nana é uma das melhores cantoras brasileiras! Beijos da Ursa!

Jonas, fiquei muito feliz com as suas palavras! Muito obrigada pela sua amizade. Beijos da Ursa :))

Albinha, eu também adoro pandas. Este mascote da Floresta é lindão! Tem horas que aparece a mãe e o filhinho na webcam. Pois é, se eu ainda morasse no Rio seria sua vizinha e do Jôka! Que beleza! Beijos!

Whisper, a floresta está sempre aberta para você e todos os amigos que têm carinho por ela e pela Ursa. Beijos diretamente para a Floresta, para o outro lado do oceano! ;))

Elcio Domingues Pereira disse...

Olá, Ângela!

Vim aprender um pouco mais e deixar um beijo!

Elcio Domingues.