sábado, 4 de março de 2006

Inhame (Fonte: site Correcotia.com, dos livros da Sônia Hirsch)
O INHAME LIMPA O SANGUE - É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.
FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO - Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...
EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA - A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.
É MAIS PODEROSO QUE A BATATA - E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.
MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO - Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês).
A FOLHA PARECE COM A TAIOBA - É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba.
EMPLASTRO DE INHAME PUXA TUDO: furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.
OS OUTROS NOMES DO INHAME - Em latim, infelizmente, é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte, se chama taro, na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam.

____________________________
Clique aqui para ver uma receita de Nhoque de Inhame (Fonte: site Mais Você)

7 comentários:

Lucinéia, para o íntimos disse...

Oi, Ursa! Quanta informação interessante; adoro ler sobre isso.
O Milton Toshiba está publicando hoje um post bacana sobre a FUNAI e a demissão de Sidney Possuelo. Escreve também sobre uma tribo conhecida como "caceteira", por usar a borduna - assunto que você publicou ontem.
Beijo e bom fim de semana.

Nijinski Arts Internacional e.V.-Berlin disse...

Oi, Angela Ursa,

Passei essa manha vendo-lendo seu blog e acho muito bom. Informacoes super importante. Também me chamou atencao os detalhes sobre o Inhame, coisas que eu nao sabia.Katharina, minha mulher, adora inhame... E inhame é "comida" dos orixás Oxaguian (aqui amassado como minguáu) e Ogun (aqui frito inteiro no azeitede dende), também...

Quanto ao Hugo Chavez bancou e levou, agora deve entrar com investimentos no Brasil, via Vila Isabel... Parece um filme: "De Noel Rosa, Martinho da Vila a Hugo Chavez... - as águas, ou melhor, os petróleos vao rolar!". Nem Gabriel Garcia Marques poderia escrever melhor essa história Latino-americana...

beijim

Adauto

Alba Regina disse...

oi querida...minha vó fazia um purê de inhame maravilhoso pra mim...ela sempre dizia que é forte, faz bem pro sangue...aqueles coisas de vó. sabia tudo! beijo grande!

Matilda Penna disse...

Inhame é uma delícia, no café da manhã, impagável.
E não sabia dos poderes curativos, viva o inhame!
Beijos, :).

Jôka P. disse...

Inhame e mandioca são a mesma coisa,Dona Ursa ?
Sempre compro mandioca na feira de Viveiros de Castro.
Vem em um saquinho com água, já descascado.
Cozinho e passo manteiga.
Manjar dos deuses.
:)
Hummmmm....
Bjs!

Angela Ursa disse...

Oi, Luciane. Obrigada pela informação sobre essa tribo! Eu não conhecia. A FUNAI andou pisando na bola em relação ao apoio aos índios. Espero que essa demissão sirva para alguma coisa. Beijos!

Oi, Adauto! Gostei da sua visita e obrigada pelas suas palavras sobre a Floresta da Ursa! :))
Que interessante saber que o inhame é alimentos de orixás! Adoro comida baiana, o gosto do dendê! Adorei o título da história latino-americana. Por que você não escreve um conto ou livro com esse tema? Beijos da Ursa

Albinha e nanbiquara, o inhame é delicioso e faz muito bem mesmo! Beijos!

Jôka, inhame é diferente de mandioca. Mas você encontra, sim, nas feiras aí de Copa. Quando eu morava no Rio, comprava sempre. Em alguns supermercados também tem. Beijos!!

Lia Noronha disse...

Ursa : adorei essa culinária florestal!
Boa noite de Domingo...tentei comentar sobre as goiabas...nao consegui...adoro as vermelhas...são fonte rica de vitamina C.
Beijos urbanos...