segunda-feira, 13 de março de 2006

Não deixemos morrer a semente plantada!
(Por favor, divulguem - Fonte: site
Índios on line)
Amigos,
Nós da comunidade Pataxó Hãhãhãe estamos falando um pouco de nossa necessidade, pois estamos enfrentando muitas feras perigosas para defender nosso território queremos dizer que a nossa comunidade esta em retomada e o nosso povo esta passando momento difícil referente à reconquista de nosso território. Queremos dizer que os grileiros estão com bastantes pistoleiros para destruírem a nossa nação, pois o fazendeiro Marcos mandou os seus homens queimarem todas as casas do índio Alcide Francisco filho deixando todos nós assustado principalmente as nossas crianças. Queremos dizer que estamos precisando que alguém nos der algumas contribuições para que possamos enfrentar esta luta, e que os companheiros que nos ajudam seja mais ágil passando todas as informações para a justiça também temos a dizer que precisamos de todos vocês sobre as condições financeiras por que as vezes não temos o café, o açúcar, o leite dos recém-nascidos, o sabão para lavar as roupas suja e outras coisas mais, que todos vocês sabem que sempre existe a politicagem para destruí-lo um povo que acredita na luta.Citamos que as vezes precisamos de veiculo para transporta-lo alguém doente para o hospital e nós não temos o canhambar (dinheiro) para locar um veiculo, pois os carros da FUNAI são poucos e não supre as nossa necessidade. A sociedade sempre diz que existe um dia especial para nós índios, mas todo o dia é dia de índio e nós temos a dizer que o nosso dia especial é quando os políticos entregar as nossas terras para que possamos ter mesa cheia, saúde e uma educação de qualidade. Sabemos que todos nós estamos juntos sofrendo em mais uma batalha em nossas vidas. Mas devemos ser fortes e continuar nos escorçando e lutando unidos, olhando sempre em frente, atentos para não deixarmos passar nenhuma boa oportunidade na vida. Espero e tenho certeza que nós somos bons contribuintes para formá-los em bons cidadões indígenas e do mundo.Que como nossas próprias decisões e atitudes possam contribuir para transformar o mundo para melhor. Os nossos sonhos é que devemos torná-los em ideais e oportunidades as idéias em grandes projetos os planos em realizações com a atitude corajosas, a coragem em luta e perseverança recompensa e a vitória. Para ser o maior vencedor precisa de grandes decisões de homens e mulheres que não duvidam de suas próprias capacidades e que não tem medo de arriscar. Se queremos ir longe, precisamos de muitos conhecimentos e da ajuda de Deus. E que chega um ponto que temos de nos separar uns dos outros e o nosso sucesso ou derrota só depende de cada um de nós. Não deixemos morrer a semente plantada, nunca deve desistir daquilo que acreditamos e queremos. Eu acredito e confio em Deus e nos amigos hoje e sempre, um abraço carinhoso e amigo da índia MAYA PATAXÓ. POSTO INDIGENA CARAMURU - 09/03/2006.

10 comentários:

Janaina Staciarini disse...

Ursa linda, você foi uma das minhas escolhidas:

"Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."

Jonas Prochownik disse...

Oi Angela, sempre um prazer enorme olhar o teu blog, ouvindo o canto do oiaporu. Beijos do amigo Jonas.

Matilda Penna disse...

E espero voltar logo e que você também volte logo.
E adorei a foto das Mulheres Nambikwara, :).
Beijos.

Daia disse...

Oi, amiga.
" A gente não escolhe onde nascer, mas quando a gente nasce queremos nosso lugar para morar e é neste lugar que criamos raízes e se elas são cortadas nós somos mortos."
(Maria Muniz Pataxó)
Essa frase diz tudo!
Abraços.

Lia Noronha disse...

ursa; é smepre bom chegar aqui...e escutar esse brado...em favor da Natureza...nossa mãe amada...que zela por todos nós...que merece todo o respeito do mundo!

beijos bem urbanos da amiga de sempre.

Jôka P. disse...

Dona Ursa, a sua galeria de retrato da índia está linda !!!
ADOREI ver os desenhos aqui !
Já recebeu o original que enviei pelo correio na semana passada ?
Foi registrado.
Bjs!
Jôka P.
:D

Janaina Staciarini disse...

Fala sério, viu! Esse tipo de coisa me revolta!

spersivo disse...

Ursa,
É uma maldade com os povos indígenas, embora a maldade se estenda diariamente ao povo brasileiro. Seu blog está verdadeiramente lindo e o Jôka é um artista de primeira. Mil uirapurus pra colocar vida na sua floresta e na Copacabana do J. Silvio

Matilda Penna disse...

E sempre aqui na torcida por novos posts, novos desenhos de Jôka P. e pela sua volta logo.
Beijos, :).

Angela Ursa disse...

Meus amigos queridos, o computador da Ursa já está com peça nova, mas a internet aqui tá muito ruim. Estou voltando aos poucos, porque preciso reinstalar todos os programas. Beijos carinhosos da Ursa! :))