domingo, 30 de abril de 2006

Fonte da Imagem: site Integrativa

SABEDORIA TIBETANA

Dalai Lama pede compaixão a médicos
(trechos de entrevista concedida ao jornal Folha de SP - Cláudia Colluccida, Reportagem Local, caderno Cotidiano, 29/04/2006)

COMPAIXÃO - Compaixão e altruísmo não são valores exclusivamente do seres humanos. Vemos que muitos animais têm vida social em que a cooperação é fundamental. As formigas, por exemplo, não têm um Estado de Direito, leis, polícia, mas funcionam até melhores que os seres humanos. Costumamos manifestar compaixão, mas com uma atitude manchada pelo apego, pelo preconceito. Quem se mantém muito autocentrado, fecha a porta interior. Sente-se só na vida, com medo, inseguro. A saúde também é afetada. O caminho [da compaixão] é o treinamento constante. Ainda não inventaram uma injeção milagrosa que leve a pessoa a desenvolver compaixão. Talvez algum dia desenvolvam um procedimento cirúrgico que removesse a raiva. Mas a pessoa ficaria com um buraco na cabeça e, muito provavelmente, a parte restante do cérebro começaria a desenvolver novamente a raiva.
PAZ - A humanidade está caminhando lentamente em direção à paz. Não fomos feitos para agredir. Nossa conformação física é mais para coelho do que para tigre. Não temos garras. Nossas mãos, nossos braços foram feitos para acolher, e não para ferir. Até 50, 60 anos atrás, as pessoas tinham uma aceitação em relação à guerra, como se ela fosse algo inevitável. Mas agora os conflitos são acompanhados de desaprovação, com muitas pessoas críticas às guerras. No século 20, houve muito derramamento de sangue, mas o 21 será um século mais pacífico, com mais diálogo.
PROFISSIONAIS DA SAÚDE - O contato com a dor, com o sofrimento, pode fazer com que o senso de vida seja amortecido e a pessoa passe a lidar como se estivesse lidando com uma máquina que precisa de conserto. Assim, a medicação tende a não fazer efeito mesmo sendo indicada por um médico muito estudado, mas que tem o coração fechado. A eficácia está ligada aos valores que vêm do coração. Nas vezes que fui a hospitais fazer exames, tinha algo de mecânico na atitude dos profissionais. Não me senti confortável.
CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE - A ciência e a tecnologia avançaram enormemente. São coisas que tornam o nosso mundo mais fácil, mas ainda não foram capazes de criar uma máquina capaz de causar paz de espírito.

________________
Visite o site oficial do Dalai Lama

2 comentários:

Alba Regina disse...

oi querida...vc sabe, gostaria muito de tê-lo visto...apesar de achar q padres, monges, etc e tal deveriam fazer mais e falar um pouco menos...mas apesar disto, eu gostaria de tê-lo visto...beijão!!!;)

Angela Ursa disse...

Albinha, é verdade. Devia haver mais ações por parte das entidades religiosas. Beijos floridos da Ursa