terça-feira, 23 de maio de 2006

Clique aqui para ouvir o canto do Bem-Te-Vi (para a amiga Meg, do Sub Rosa)

Bem-Te-Vi (Pintangus sulphuratus) (Fonte das informações: Animalnet )
O bem-te-vi é talvez o pássaro mais popular deste país. É conhecido em toda parte por seu canto, pelo anúncio frequente de seu nome e por sua coloração amarela viva na barriga, garganta e alto da cabeça. Tem uma listra branca que circunda inteiramente a cabeça e seu bico é forte.
Pode ser encontrado em uma enorme variedade de habitats, como campos de cultura, cidade, pomares, orla de mates e em ambientes aquáticos, tais como margens de lagoas, córregos, e rios, onde tem aprendido a capturar peixes que são acrescentados a sua dieta de insetos, anfíbios, etc.
Constrói um ninho esférico, com entrada lateral na parte superior, na forquilha de um galho, sendo bem cuidado e feito de diversos vegetais secos. A postura consta, em geral, de quatro ovos brancos e alongados. É social e vive em pequenos grupos. O barulhento bem –te-vi é comum em todas as regiões brasileiras.
Suas caracteristicas corpóreas: (22,5 cm ; 54 a 60 gramas )
Obs:. São encontradas outras espécies de bem-te-vi, como por exemplo: Bem-te-vi vizinho ( Myiizetes similis ) difere-se do bem-te-vi, em relação ao seu tamanho, com cerca de 17,5 cm ; 28 gramas.
E o bem-te-vi de bico chato (Megarhynchus pitangua ) conhecido vulgarmente como nei-nei, é bem parecido com o famoso bem-te-vi, porém apresenta bico extremamente largo e chato, e canto diferente. Sua área de ocorrência vai do México até o Rio Grande do Sul.

10 comentários:

sub rosa disse...

Angela, minha querida Amiga Ursa;-)
(o que só me faz começar a desejar um abraço digno do seu cognome)
Veja como meus gostos são simples, embora peculiares. O bem-te-vi, recorrente em minha infância, nos livros e nos contos, barulhento embora em seu canto, até que tem razão: quem não faria algazarra, hoje ao 'ver' bem...o bem. Ou o seu bem, não acha? Vivemos um tempo em que não faz mais sentido falar baixo do BEM;-)
(Speak low - gosta dessa música? se gostar coloco para você. É só dizer.)
Dizem que melodicamente seu canto é pobre, mas eu não me importo. Onde tem (há) bem, é onde quero estar; talvez para aliviar meus males.
*****
Querida, acreditaria se eu dissesse que não foi a atenção em prover o meu pedido...o que me encantou? É que ainda que tenha sido e seja muito fácil para você atendê-lo, você o fez com tanta rapidez, com tanto carinho, que fiquei "touched", comovida.
Hoje, confesso, foi um dia algo triste para mim, mas absolutamente resgatado pela alegria do seu carinho.
Você é mágica - sim, sei que é tão bobo dizer isso, a inflação dos sentidos das palavras...- mas você operou uma bela magia.
Agora, reconfortada com sorvos de vida, vou responder a respeito não do seu irmmão, mas do crítico que eu tanto admiro, José Castello.
Não importando que seja(m) a mesma pessoa.
Um beijo muito, mas muito carinhoso e carregado de admiração e afeto pelo seu trabalho aqui.
Que voltarei sempre para ver e ouvir. Vc já é minha favorita. Pode ver.;-)
Beijos, mais alguns.
Meg

Angela Ursa disse...

Querida Meg, acabei de enviar um e-mail para você. Fico feliz de saber que, hoje, o canto do Bem-Te-Vi foi mensageiro de um pouco de alegria para você. Agradeço o seu carinho. Beijos da Ursa!

Matilda Penna disse...

Aqui onde moro tem muitos bem-te-vis, fazem a maior algazarra e são grandes, ficam na jardineira espiando para dentro de casa, nem ligam se estou por perto, ficam conversando alto, :).
Beijos, :).

Angela Ursa disse...

Nanbiquara, achei ótimo o bate-papo dos bem-te-vis no seu jardim :)) Beijos carinhosos!

greentea disse...

aqui nunca vi o bem-te-vi

mas há dias apareceu no jardim um periquito fugido de uma qualq gaiola que aqui se instalou
Vem comer porque tenho sempre comida para os pássaros no meu jardim e depois fica na vedação muito tempo ou vai para as arvores grandes em frente, olhando para mim e respondendo quando eu falo com ele ou lhe assobio...
uma ternura!

bom dia para ti , ursa

Diana disse...

Bom dia....

Hummm...esses ainda ouço aqui de casa....
Bjs....

Lia Noronha disse...

Ursa: é bom ouvir o som dos animais...e menos o dos chamados...humanos!
Boa tarde pra vc e beijos bem urbanos e carinhosos.

GENÁ FRANCO disse...

Que bom ter te reencontrado. Dá uma paz vir aqui. Beijos

Angela Ursa disse...

Greentea, que gracinha esse periquito que responde a você :)) Beijos da Ursa!

Diana, a gente encontra bem-te-vis em quase todos os lugares :)) Beijos!

Lia, os sons dos pássaros acalmam a gente sim. Beijos da Ursa! :))

Gená, fico feliz também com a sua visita! Apareça sempre! Beijos da Ursa :))

Lia Noronha disse...

Ursa: voltei pra ouvir mais um pouco..desse canto lindo!!!
Beijos mil pra ti.