domingo, 4 de junho de 2006

(Para saber mais informações visite o site do Rio 6 - World Climate and Energy Event)

Objetivo do Evento Rio 6

As energias renováveis, tais como energia solar, eólica, biomassa e hidroelétricas, são as energias do futuro. A promoção destas energias tem a finalidade de evitar mudanças climáticas drásticas e proteger as reservas do nosso planeta, o tema está na agenda desde o primeiro Encontro Mundial das Energias para o meio ambiente (UN-World-Summit) no Rio de Janeiro em 1992. Encontros posteriores das Nações Unidas em Kioto, Johanesburgo e Bonn (Renewables 2004), levaram os líderes mundiais a alcançar os primeiros acordos e ações em escala global. Em Johanesburgo e Bonn, um compromisso foi firmado para aumentar consideravelmente a utilização das energias renováveis para redução da pobreza, do efeito estufa, da emissão de gases e da dependência dos combustíveis fósseis. Este acordo estimulará uma indústria que já emprega 500,000 pessoas em todo o mundo e que promoveu uma taxa de crescimento constante de 20% ao ano na última década.

Ainda existem muitas possibilidades para a participação das energias renováveis no mercado da energia global. O que não somente compensaria o impacto nas mudanças climáticas causadas pela emissão de gases causadores do efeito estufa, mas também forneceria a energia necessária para regiões em desenvolvimento. Nos últimos anos, muitos obstáculos para a indústria das energias renováveis foram identificados e transpostos, tais como: falta de conhecimento e visão da esfera pública e política, legislação inadequada, lobbing ineficiente e avaliação de mercado insuficiente entre outros.

O RIO 6, na mesma seqüência dos bem sucedidos eventos RIO 02 , RIO 3, RIO 5 (Eventos Mundiais sobre Clima e Energia), ocorrerá novamente no Rio de Janeiro para discutir estratégias de implementação das energias renováveis e de eficiência energética. Este evento reúne especialistas destacados na ciência, indústria e política num debate sobre as últimas pesquisas, mostrando produtos inovadores e serviços, discutindo as políticas atuais implementadas (bem sucedidas ou não), mostrando os recursos financeiros dos projetos através de comércio internacional de carbono, de fundos setoriais, e de financiamento via política governamental, e através da formação de redes de informação eficientes. Para divulgar o uso das energias renováveis alguns eventos públicos serão realizados, tais como a Feira Latino-americana de Energias Renováveis LAREF com entrada gratuita e um concerto de música alimentado com energia solar acompanharão o evento RIO 6.

8 comentários:

Daia disse...

Oi, amiga.
Colocando a leitura em dia.
O caminho correto a seguir é esse mesmo: viver em harmonia com a natureza (antes que seja tarde!).
Bjs e ótima semana.:)

PS: Se você se interessar em ver os jacarezinhos albinos, no Terra tem um vídeo mostrando: http://multimidia.terra.com.br/jornaldoterra/interna/0,,OI69878-EI1038,00.html

greentea disse...

optima ideia para um fim de semana e para todos os dias... por cá decorreu o rock in rio, noutra perspectiva.

fala-se muito do biodiesel -fizeram uma estação de tratamento aqui em Sintra que funciona para os veiculos públicos -
e estão a instalar em muitos locais painéis de energia eólica, tudo com muita calma.

Gostei dessa do concerto dom energia solar !!!

beijinhos para ti

Janaina disse...

As energias renováveis são o caminho. Pena que muita gente ainda não se deu conta disso. Espero que eles não se liguem tarde demais.

Anônimo disse...

Bom dia.....

Acho que já demoramos muito pra se dar conta disso.....
Mas....pensemos pra frente...pra que novas gerações ainda consigam um mundo melhor....
Bjs...

Anônimo disse...

Aliarmos paz e preservação, natureza agradece.
Linda semana minha querida,
beijosssssssssss

Matilda Penna disse...

E um concerto de música alimentado com energia solar deve ser interessante mesmo.
O certo é usar esses tipos de energia, o homem já sabe disso e resisti, continua poluindo...
Beijos, :).

Jôka P. disse...

URSINHA POLAR,
estou ainda no trabalho, e não consigo ver as imagens dos blogs !!! Não é só aqui em Ipanema, não !
Você curtiu o "minuto de sabedoria", é ? Está em :
http://www.minutodesabedoria.com.br/
Vai lá, é bem legal !
Use e abuse !
Bjs!
:)
Jôka P.

Angela Ursa disse...

Daia, vou dar uma olhada nos jacarés albinos. Beijos! :))

greentea, Janaína, Diana, Márcia Clarinha, Nanbiquara, a saída são mesmo essas formas alternativas de energia que não causa mal ao meio ambiente. Beijos da Ursa!:))

Jôka, muito obrigada pelo link dos Minutos da Sabedoria!! Agora, eu estou conseguindo ver as imagens do Avenida e de outros blogs. Mas o meu editor do blog não posta mais imagens. O que será que está causando isso? Será que mudaram alguma configuração? Beijos da Ursa!