quarta-feira, 5 de julho de 2006

Livro "Plantas Medicinais do Cerrado de Botucatu - Guia Ilustrado"
- Autores: Beatriz Castro Maroni, Luiz Claudio Di Stasi, Sílvia Rodrigues Machado
Fundação Editora da Unesp


Este livro traz informações sobre plantas com potencial medicinal encontradas em áreas de cerrado do município de Botucatu, Estado de São Paulo. É resultado de um trabalho realizado entre abril de 2004 e julho de 2005, vinculado ao Projeto Temático “Estudos morfológicos, anatômicos, histoquímicos e ultra-estruturais em plantas do cerrado (sensu lato) do Estado de São Paulo”, Programa Biota – FAPESP. Neste livro, algumas espécies medicinais dos cerrados de Botucatu, Estado de São Paulo, estão organizadas em ordem alfabética de família botânica e, dentro desta, em ordem alfabética de nome científico. Em cada página encontram-se os seguintes dados sobre cada planta: família a que pertence, nome científico, sinonímia (quando houver), nome popular, características da planta (hábito, porte, informações das folhas, flores e frutos, épocas de florescimento e frutificação quando observadas) e suas indicações terapêuticas com base na literatura consultada. O uso comprovado de cada planta é indicado somente quando informações sobre ensaios clínicos foram encontradas.
O livro apresenta um rico conjunto de informações sobre plantas medicinais de áreas de cerrado do município de Botucatu (SP), obtidas em extenso trabalho de pesquisa, realizado entre 2004 e 2005. Com base em artigos, teses, monografias e catálogos publicados nos últimos vinte anos, identificaram-se 500 espécies vegetais da região, 170 das quais caracterizadas por seu potencial medicinal. Ao irem a campo, os pesquisadores descobriram que muitas já estavam em extinção, encontrando apenas 72 plantas medicinais, cujos dados sistematizados o leitor pode consultar, neste guia. Apesar de trazer também indicações terapêuticas, esta obra não se resume a um livro de receitas caseiras: seu objetivo é especificamente divulgar a diversidade da flora medicinal do cerrado regional, fornecendo subsídios para novas pesquisas farmacológicas, no Brasil.

6 comentários:

Matilda Penna disse...

Puxa, que pena que algumas plantas estavam em extinção.
E que bom que catalogaram o potencial medicinal das que restaram, acho essas compilações muito necessárias para ajudar a preservar o meio-ambiente.
Beijos, :).

Cristiano Contreiras disse...

vou conferir, não conhecia!
bjos

Lucinéia, para o íntimos disse...

Oi, Angela. Gostaria de ter esse libro. :(
Beijo pra ti.

Lucinéia, para o íntimos disse...

Ops, chama-se livro em português, né? :o) Me enganei.
Beijo

Jôka P. disse...

Em "Paginas da Floresta" a Dona Ursa vai ter um romance florestal com Thiagão Lacerda.
Cenas tórridas.
Por determinação da direção Global, essa novela eco-sexy será exibida sómente depois do Jô.
:)
Aguardem.

Angela Ursa disse...

Nanbiquara, Cristiano, esse livro parece ser muito bom sim. Beijos!

Luciane, pelo link acima, da editora da UNESP, é possível que você consiga comprar via internet. Beijos!

Nossa, Jôka, romance com o Thiago Lacerda!! Novela erótica!! Assim, você vai matar a Ursa do coração! ;)) A Ursa vai precisar fazer dieta para aparecer nas cenas. Vai ser difícil conseguir um corpinho de modelo (risos). Beijos!!