sábado, 24 de fevereiro de 2007

Ameaça à Amazônia
(Fonte - matéria publicada no site Amazônia.org.br)


A demanda por soja para a fabricação de biodiesel ameaça acelerar o desmatamento da Amazônia brasileira, segundo afirma reportagem publicada nesta quinta-feira pelo diário espanhol El País.

A reportagem afirma que dois programas do governo incentivam a expansão da produção de soja: “o programa de produção de biodiesel, considerado pioneiro, e o novo programa de aceleração do crescimento, dirigido à ampliação da infra-estrutura e que supõe a ampliação de portos e rodovias para facilitar o transporte da soja”.
O jornal reproduz declarações de um ambientalista brasileiro de que o cultivo da soja “está invadindo não somente o cerrado, como já está começando a comer parte da Amazônia, com o agravante de que o monocultivo da soja não só destrói a selva, mas também acaba expulsando comunidades inteiras de agricultores familiares, acrescentando a miséria às populações dessas áreas”.
A reportagem afirma ainda que “o cultivo da soja pode provocar a contaminação dos rios e do solo por agrotóxicos e fertilizantes e reduz a biodiversidade animal e vegetal”.
Para o jornal, “o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está entre a cruz e a espada, pois a produção e exportação de soja supõe uma das principais entradas de divisas, enquanto, por outro lado, o Ministério do Meio Ambiente, dirigido pela ministra Marina Silva, já teve vários desencontros com algumas medidas do governo”.
“Uma das provas da vontade do governo de Lula em seu segundo mandato vai ser a permanência ou não no executivo da ministra Silva, conhecida por sua intransigência em matérias ambientais”, conclui o jornal espanhol.

2 comentários:

Saramar disse...

Ursa, boa tarde.
Este realmente é um enorme problema para o governo, justamente porque a soja é um dos maiores itens da pauta de exportações brasileiras.
Eu que vivo no cerrado, sei bem o quanto já foi destruído em Goiás e Mato Grosso com esse cultivo.
Eu creio, porém que, em relação à Amazônia, a Ministra Marina Silva está certa.

beijos

Tina disse...

Oi Ursa!

Acho uma pena ver nosso país ser manchete por motivos assim. E cada dia mais aprecio seu blog.

beijos querida e bom fim de semana.