quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Livros indígenas, editados pela UFMG, são lançados no Seminário de Formação de Formadores. Clique AQUI para ler a matéria e conhecer os livros.
___________________________________________________
Biblioteca Curt Nimuendaju (Dica da Lista de Literatura Indígena)

Website da Biblioteca Curt Nimuendaju - projeto que visa à criação de uma coletânea digital de artigos e livros raros sobre línguas e culturas indígenas sul-americanas, com o objetivo de torná-los mais acessíveis a pesquisadores e outros interessados. Entre os trabalhos a serem digitalizados incluem-se obras de autores como Karl von den Steinen, Paul Ehrenreich, Fritz Krause, Lucien Adam, Paul Rivet, Čestmir Loukotka, Alfred Métraux, Mansur Guérios, Lemos Barbosa e Curt Nimuendaju, entre outros.
Tais trabalhos, com raras exceções, estão dispersos em livros e periódicos antigos há muito esgotados, muitos dos quais são raramente encontrados nos acervos de bibliotecas sul-americanas, principalmente em regiões mais periféricas. Além de sua importância para lingüistas, antropólogos, historiadores e pesquisadores de assuntos sul-americanos em geral, a Biblioteca Curt Nimuendaju pretende também fornecer subsídios para iniciativas de resgate cultural entre comunidades indígenas.

2 comentários:

João Soares disse...

Ola,Angela
viva de Portugal
Gostei muito do seu blogue e já coloquei um link.
Um abraço

Angela Ursa disse...

João, obrigada pela sua visita e pelo link. Volte sempre! :))
Abraços florestais da Ursa