quarta-feira, 28 de março de 2007

Pôr-do-sol na boca do rio Purús, AM - Foto: Afonso Tadeu)


ALERTA !!
Aquecimento global criará novo clima na Amazônia, diz estudo
(Fonte: Amazonia.org - DM , publicada no Portal Amazônia)

O aquecimento global criará um novo clima na Floresta Amazônica até o final do século, mais quente e com maior precipitação em época de chuvas, segundo um estudo feito por cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.
Usando modelos de mudanças climáticas que levam em conta estimativas de emissões de gases do efeito estufa, os cientistas concluíram que 39% da superfície do planeta terá temperaturas mais altas até 2100 e que as zonas de climas mais quentes no mundo já estão se deslocando em direção aos dois pólos.
O fenômeno vai afetar principalmente os trópicos e sub-trópicos, regiões em que ficam as florestas Amazônica e da Indonésia, onde até as menores variações de temperaturas podem ter um grande impacto, afirmou Jack Williams, geógrafo da universidade e chefe da pesquisa.
"Esses já são os lugares mais quentes do mundo", disse Williams à BBC. "Com o mundo ficando ainda mais quente, essas regiões serão as primeiros a sair do patamar de climas conhecidos hoje e a formar novos climas".
Segundo Williams, o novo clima na Amazônia "não terá apenas uma temperatura mais elevada como uma precipitação maior. Choverá mais nos meses de julho, junho e agosto".

Extinção
Os cientistas dizem que essas mudanças afetarão várias espécies, em particular em regiões altas ou frias, como as áreas polares e os Andes, e regiões com grande biodiversidade, como é o caso da Floresta Amazônica.
"Com o desaparecimento de climas, existe o risco de extinção de várias espécies", disse Williams.
"Muitas das espécies em áreas de grande biodiversidade não conseguem migrar para outras áreas".
Segundo ele, novos tipos de clima podem oferecer novas oportunidades para algumas espécies, mas é difícil prever quais sofrerão e quais se beneficiarão com isso.
A equipe de Williams usou modelos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (o IPCC, na sigla em inglês) para prever onde as mudanças em temperaturas e volumes de chuvas deverão ocorrer.
Os cientistas constataram que, se forem mantidos os atuais níveis de emissão de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa, surgirão novas zonas climáticas em 39% da superfície do planeta.
Mantidas as mesmas condições, o modelo prevê o desaparecimento de 48% dos climas atuais. Mesmo levando em conta as atuais estratégias globais de redução de emissões, os modelos prevêem o fim de determinados climas e o surgimento de novos em 20% da Terra.
O estudo foi publicado em Proceedings of the National Academy of Sciences.

2 comentários:

Kristal disse...

Querida Ursa,
estou lhe escrevendo de um hotel na Namíbia. Vim divulgar um evento que estou promovendo, o grande concurso da Miss Pororoca.
Assim que retornar ao Brasil, vou lançar a minha nova linha de produtos de beleza naturais, feitos com pasta de inhame acreano.
Mandarei para você de presente um cestão com todos os meus produtos, está bem !
Beijos cristalinos !

Angela Ursa disse...

Kristal, seja bem-vinda! Que bom receber notícias suas! Você está na Namíbia?! A Ursa adorou saber da pasta de inhame acreano e agradece a cesta dos produtos de beleza :)) Beijos floridos!