sexta-feira, 13 de abril de 2007

Conheça o site da Renctas - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres.

Operação da PF prende tio do ministro Geddel Vieira Lima
(Fonte: O Dia)

Rio - Vinte e cinco pessoas foram presas em três Estados acusadas de tráfico internacional de animais silvestres durante uma operação da Polícia Federal. As prisões aconteceram no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia. Entre os detidos está o empresário Jaime Vieira Lima, tio do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).
A operação Arara-Preta cumpriu 25 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão pelos crimes de formação de quadrilha, receptação, porte e vendas de animais silvestres. Só na Bahia foram realizadas 19 prisões. A prisão de Jaime Vieira Lima foi realizada em Lauro de Freitas. A PF prendeu ainda Jayme de Souza Vieira Lima, um empresário que mantém um minizoológico na região metropolitana de Salvador.
Entre os 16 presos na região de Feira de Santana estão dois comerciantes acusados de comandar o tráfico de animais. Nas casas dos acusados, a polícia apreendeu papagaios, pássaros pretos e jabutis que seriam vendidos em outras regiões do país.
A operação teve inicio em agosto de 2006 a partir da informação do Ibama a respeito de uma quadrilha que atua na Bahia enviando diversas espécies silvestres para Rio de Janeiro e São Paulo. As investigações constataram ser esta a maior quadrilha nesta modalidade criminosa em atividade no estado, chegando a uma média mensal de 1,5 mil animais traficados mensalmente.
A Polícia Federal detectou ainda que as Araras-Azuis e outras espécies em extinção são vendidas para o mercado internacional após a aquisição, através de criadouros, de documentação falsificada para legalização.

Nenhum comentário: