segunda-feira, 7 de maio de 2007

Bate-caixa (Palicourea rigida) - Fonte da imagem: site do IBAMA

Correio da Ursa - pedido de divulgação

(texto original por Alessandra Fontana, Analista Ambiental, CGPEG/IBAMA-RJ)

"Queridos amigos,
Como todos sabem, trabalho no IBAMA e muitos amigos têm me perguntado opiniões sobre o que o governo está fazendo com o órgão federal ambiental... Outros tantos sabem que algo estranho está acontecendo, mas não alcançam a dimensão do estrago e tem ainda aqueles que nem estão sabendo de nada, porque é um assunto sempre abafado nos meios de comunicação.
Por isso, estou encaminhando alguns textos abaixo que refletem um pouco do que está acontecendo, começando com uma "fábula" muito interessante de um colega de Minas, que resume bem a situação atual.
Isso não é uma corrente, mas pediria que, caso fiquem tão indignados como eu e a grande maioria dos servidores do IBAMA, repassem essa mensagem para outros amigos que possam ter interesse em se interar de como vem sendo conduzida a política ambiental do país nesses últimos dias!!"
Alessandra Fontana
Analista Ambiental
CGPEG/IBAMA-RJ

"O Siluriforme, o Molusco e o Seringueiro

Siluriforme compreende uma ordem de peixes caracterizados principalmente pela ausência de escamas. Neste grupo encontram-se os mandis, surubins e os bagres. O Brasil é o país com maior diversidade de peixes do mundo. Moluscos são animais de corpo mole, revestido por glândulas, sendo que alguns possuem concha protetora. Alguns moluscos têm como mecanismo de defesa uma bolsa de tinta, que em situação de perigo produz uma cortina de "sujeira" que encobre a visão do adversário. Dentre os moluscos estão o caramujo, as ostras e o lula. Seringueiro todo mundo conhece, é quem vive da exploração dos seringais. Recentemente fomos surpreendidos pela primeira divisão do Ibama. Foi criado o Instituto Chico Mendes. Aparentemente este seria um procedimento com foco na melhoria da gestão das Unidades de Conservação Federais do Brasil. No entanto, o contexto político atual e a forma como a decisão foi tomada nos remete a concluir exatamente o contrário.
O Ibama têm sido intensamente bombardeado pela imprensa e pelo governo como o principal entrave ao crescimento do País. A última pérola foi do nosso Presidente: "se eu pudesse, acabaria com o Ibama". Infelizmente o Lula vai descobrir tarde demais que: 1) acabar com o Ibama não vai facilitar o crescimento do Brasil; 2) a incompetência administrativa do governo é o principal problema e, 3) que extinguiu uma das marcas mais importantes da nação. Neste contexto, todos aguardávamos apreensivos a criação da agência de licenciamento ambiental, e de repente, o que surge do nada: O Chico Mendes.
Que muita gente queria que a gestão das UC saísse do Ibama, todo mundo sabia. Que isto se daria desta forma, poucosimaginavam. Aproveitaram o momento em que nosso Instituto encontra-se acéfalo e desvalido para o golpe de misericórdia. Fica claro que o objetivo principal de nossos governantes é o enfraquecimento da gestão ambiental no Brasil. Um alerta para os que comemoram: o Chico surge da falta de respeito com um grande Instituto e já carrega este carma. Caso não nos manifestemos contrários à forma como as coisas aconteceram, novas divisões surgirão, e quem sabe daqui a alguns anos não surgirá um racha no Chico Mendes, com a criação do Instituto Marina Silva de populações tradicionais?
Tem um siluriforme no colo do molusco, chame o seringueiro! (traduzindo: tem um bagre no colo do Lula – vamos criar logo o Instituto Chico Mendes e iniciar o fim do Ibama). Infelizmente estamos diante da maior falta de respeito com a temática ambiental já vista na história recente do Brasil. Nunca fomos tão atropelados e os grandes empresários tão atendidos. Da transposição do São Francisco ao fatiamento do Ibama: faltam aos governantes a mínima sensibilidade, inteligência e responsabilidade com as futuras gerações.

O Ibama é um dos grandes símbolos nacionais e precisa continuar forte! O futuro do planeta depende de nós!"

21 comentários:

Jôka P. disse...

Você manda, Dona Ursa florestal !!!

Angela Ursa disse...

Jôka, obrigada pelo apoio! :)) Beijos floridos da Ursa da madrugada!

Anônimo disse...

Ursa, não sabia que você trabalha no IBAMA.É Bom quando se consegue trabalhar com e onde gosta, parabéns.
AH, também quero os textos, gosot de ler.
Beijos,
Janaina de Almeida, Vila Isabel.
p.s.:sexta-feira Vila Isabel bombou.Beijos.

Angela Ursa disse...

Janaína, eu não trabalho no IBAMA. A carta deste tópico foi assinada por Alessandra Fontana. Ela é que trabalha no IBAMA. Eu apenas estou fazendo a divulgação. Beijos da Ursa!

Anônimo disse...

Desculpe eu ter lido errado, foi mal.Estou aproveitando para te avisar que vou sumir por uns tempos, estou com a cabeça quente e também foi só vc que comentou por enquanto...Sei lá se o post não está agradando, se escrevo errado, sei lá...
Não dá para fazer de conta que nada está acontecendo, tentei mas não deu.
Tenha um feliz Dia das Mães.
Nõa vou prorrogar mais não, acho melhor dar um tempo.
Um forte abraço e tudo de bom,
Janaina de Almeida, Vila Isabel.

Janaina disse...

Interessante, Angela.
O IBAMA é um dos poucos órgãos em que eu ainda confio. Anda tudo tão de pernas pro ar...

Janaina disse...

Ahh você falou lá no Alfarrábio do Sprite Zero. Já tomou a Coca-Cola zero? TUDIBOM.
Beijão.

Angela Ursa disse...

Janaína de Almeida, já deixei resposta para você no seu blog. Fique bem! E volte logo. Beijos da Ursa

Janaína do Alfarrábio (porque as duas Janaínas escreveram em seguida aqui), eu conheço a Coca-cola light. Agora tem Coca Zero, também? Eu não sabia. Eu não gosto da Coca light. Prefiro a Pepsi light com limão. Beijos da Ursa! :))

Jôka P. disse...

Aqui no Rio, chuva, ventos fortes e um frio bacana.
Você sabe que nós cariocas não temos agasalhos, então a gente sai de bermudas, moleton e jaqueta jeans.
Uns modelos assim... improvisados e toscos.

Ah, obrigado pela definição de "paparico".

bjs tremulos de frio...

Jôka P. disse...

A-DO-RO essa nossa foto aqui do lado de sua floresta!!!

Luma Rosa disse...

No texto a Alessandra Fontana, não explica o que está acontecendo, apenas diz que algo estranho está acontecendo. Pela mídia, sei que está havendo uma reestruturação para melhor aplicação do PAC, já que o atual IBAMA não tem condições de agilizar muitos processos que ainda estão pendentes. Nessa reestruturação será mudada a presidência e ele será dividido. Até aí é o que sei. Gostaria que melhor fosse explicado para que possamos apoiar. Beijus menina!!

DE-PROPOSITO disse...

Olá.
Só dizer que andei por aqui, e estive lendo o teu texto.
Uma saudação aqui de PORTUGAL.
Fica bem.
Felicidades.
Manuel

Angela Ursa disse...

Jôka, é verdade, carioca não está acostumado com frio :))
A nossa foto aqui na Floresta é uma forma de eu matar as saudades e uma homenagem ao nosso encontro carioca em Copa ;)) Aqui tem feito um vento gelado que parece O Morro dos Ventos Uivantes. Beijos carinhosos da Ursa

Luma, eu não tenho contato com a Alessandra Fontana. Recebi esta mensagem de um amigo meu que é tio dela. Por isso, não sei mais informações sobre essa questão. Beijos!

Manuel, muito obrigada por sua visita diretamente de Portugal para a Floresta :)) Seja sempre bem-vindo! Beijos da Ursa

Anônimo disse...

Admiro e apoio todas as pessoas que lutam pela salvaguarda da natureza.

Anônimo disse...

que hermoso que luches por la naturaleza, un abrazo

peciscas disse...

Posts sonoros, por que não?
Vai ouvir...

Anônimo disse...

A minha força está voltando, Ursa:Parabéns para sua mães e para você, pois toda mulher é mãe.
Beijos,
Janaina de Almeida, Vila Isabel.
p.s.:minha força está voltando, mas esse tempo será necessário para mim, mas eu darei o recado de um jeito bem humorado, pode deixar.Beijos.

Kristal disse...

A minha querida amiga Angela Ursa está com problemas na internet florestal e poderá ficar ausente por um tempinho.
Nada demais, não se preocupem.
Ela avisou que volta já já e mandou muitos beijos para todos!

Anônimo disse...

Volta, Dona Ursa !
Estamos com saudades esperando o seu retorno à floresta !
Beijos de todo o seu
Fã-Clube Florestal

Verena Sánchez Doering disse...

Fui invitada por Manuel (De-Proposito) a visitar este bello blog y la verdad es muy bello
felicitaciones
un abrazo y un lindo dia domingo
besitos


besos y sueños

Angela Ursa disse...

Muito obrigada a vocês!! A Ursa ainda está meio enrolada, mas logo volta aqui para escrever com calma. Beijos e carinho para todos!! :))