terça-feira, 16 de outubro de 2007


Em 15 de setembro - Índia celebrou festival do deus elefante Ganesh
(trechos de matéria - Fonte)

Com o desfile de carruagens de uma das divindades hindus mais populares, o deus elefante Ganesh, a Índia inicia hoje a realização de um festival religioso de dez dias que este ano ocorre em meio a fortes medidas de segurança.
Cidades como Mumbai e Pune, também situada no estado de Maharashtra (leste), realizam esta animada festa que inclui a instalação de tendas para a adoração do deus, a fabricação de efígies de Ganesh em barro e o som dos tambores que acompanha a dança das multidões.
Diz a mitologia hindu que Ganesh, divindade da sabedoria e da prosperidade, filho dos deuses Shiva e Parvati, impediu a passagem de seu pai enquanto sua mãe tomava banho, como ela o tinha ordenado.
Enfurecido, Shiva cortou a cabeça de Ganesh. Para reparar seu erro, colocou no filho uma cabeça de elefante, fisionomia com a qual é adorado ainda hoje na Índia.
(Agência EFE)

8 comentários:

Anônimo disse...

Dona Ursa, estou me habituando ao tal novo horário acelerado. Dai-me energia, Senhor Ganesh. ;)
Bom verão pra vc.

spersivo disse...

Ursinha,
Sou, vc. sabe mesmo quando não comento, um seu sincero admirador. E por Ganesh, um deus com cabeça de elefante me parece imemorial, às vezes, venho aqui só ouvir o canto do uirapuru.Grato pela sempre importante visita ao Viva!
Um amazônico abraço. Silvio Persivo

Jôka P. disse...

Gosto demais dessas creças em deuses pagãos ! Não suporto a mitologia católica, baseada em virgens milagrosas e santinhos fofos.
Prefiro esse elefantão gay !

Anônimo disse...

Essa iamgem sempre me chamou atenção!!!!!Gosto da cultura indiana.Beijos.

Angela Ursa disse...

Super Palpiteira, acho que não vou me acostumar com o horário de verão, apenas suportar :)) Beijos!

Spersivo, o uirapuru ficou todo metido de saber que você vem aqui para ouvir ele cantar. Tá pior que o louro José da Ana Maria Braga :)) Beijos!

Jôka, o que acho interessante é essa criatividade dos deuses indianos e o colorido das vestimentas deles. Beijos da Ursa!

Lia Noronha &Silvio Spersivo disse...

Ursa: vir a sua Floresta...é um encontro com minha essência...muita paz!!!!
Bjus mil!!!

Lia Noronha &Silvio Spersivo disse...

Ursa: vir a sua Floresta...é um encontro com minha essência...muita paz!!!!
Bjus mil!!!

Carol M. disse...

Olá vi que vc copmentou em outro blog sobre o artista Guillermo que exposto um caozinho agonizante...
E queria comentar:
Este "artista plástico" é um ser humano doente e que se aproveitou de um caozinho agonizante pra fazer fama, ele agora foi convidado pra participar de outras exposiçoes mais importantes, nao é absurdo!
Para protestar contra este ignorante, vc pode assinar contra sua presença em outros eventos artisticos: http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html

Se puder divulgue a seus amigos, vamos mostrar o quanto nos revoltou sua "arte"!