quarta-feira, 28 de novembro de 2007

As baleias e os golfinhos dormem?
(Fonte: site HSW)
Baleias e golfinhos são mamíferos; portanto, em vários aspectos, eles são como os humanos. Entre outras coisas, eles têm estrutura óssea similar à nossa, sangue quente, e dão à luz a "bebês". As maiores diferenças entre estes animais e os seres humanos estão relacionadas aos seus respectivos ambientes. Baleias e golfinhos têm um sistema respiratório diferente que permite que passem longos períodos de tempo (às vezes 30 minutos ou mais) debaixo d'água, sem inalar oxigênio.
Em terra, os seres humanos e outros mamíferos respiram involuntariamente: Se não decidirmos respirar ou não, nosso corpo captará o ar automaticamente. Como vivem em um ambiente submarino, baleias e golfinhos precisam ser respiradores conscientes: Têm de decidir quando respirar. Conseqüentemente, para respirar precisam ser conscientes. O problema está aí, já que cérebros de mamíferos precisam entrar em um estado inconsciente de tempos em tempos para funcionar corretamente (veja Como funciona o sono para descobrir o porquê).
Os golfinhos têm muito tempo para tirar uma soneca entre suas viagens à superfície do oceano, claro, mas não é uma opção viável. Quando se é um respirador consciente, é impossível ficar completamente inconsciente - e se você não acorda a tempo? A solução para baleias e golfinhos é deixar metade do cérebro dormir enquanto a outra permanece acordada. Assim, o animal nunca está completamente inconsciente, mas ainda assim tem o repouso necessário.
Cientistas estudaram este fenômeno em golfinhos, usando a eletroencefalografia. Neste processo, eletrodos presos à cabeça medem os níveis de eletricidade no cérebro. Os eletroencefalogramas (EEGs) dos cérebros dos golfinhos mostram que no ciclo do sono, metade do cérebro do golfinho de fato "desliga" enquanto a outra metade ainda está ativa. Os pesquisadores observaram que os golfinhos ficam neste estado por aproximadamente oito horas por dia.
Não sabemos como eles se sentem neste estado de repouso, mas podemos adivinhar. É provavelmente algo como o estado de semiconsciência que experimentamos quando começamos a dormir. Ficamos muito próximo da falta de consciência, mas ainda estamos cientes o bastante do que acontece à nossa volta para acordarmos por completo se precisarmos.
E onde as baleias e os golfinhos dormem? Eles provavelmente poderiam dormir em qualquer lugar, mas faz mais sentido se eles dormirem próximos à superfície do oceano para que possam subir para respirar com mais facilidade. É comum ver os golfinhos nadando devagar na superfície, com muito pouco movimento. Aparentemente, estes golfinhos estão em repouso.

11 comentários:

Kristal disse...

Não sei se as baleias dormem, mas sei que os golfinhos são os únicos animais que fazem sexo apenas por prazer - fora os homens, e disso eu muito bem, não é, minha querida Ursa ?!
Beijos kristalinos

Angela Ursa disse...

Kristal, eu desconhecia essas informações sobre a vida sexual dos golfinhos :)) Beijos!

ॐ Hanah ॐ disse...

Que bom passear por aqui Ursa. esse som é maravilhoso e as partilhas maravilhosas...

bjin

Angela Ursa disse...

Hanah, a floresta está sempre de braços abertos para os amigos! Beijos da Ursa :))

Jôka P. disse...

Dormem, mas não comigo.

bj!

Lia Noronha disse...

Ursa: vc nos encanta cada vez mais...com belas paisagens e valiosas informações sobre a Natureza e seus infinitos dons...
Bju smil diretamente do meu Cotidiano.

Angela Ursa disse...

Jôka, as baleias, com aquele peso todo, só podem dormir mesmo na água. Beijos da Ursa!

Lia, obrigada pelo carinho. Beijos aquáticos da Ursa :))

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Angela,
mas que coisa curiosa. Nunca tinha
pensado sobre o sono de mamíferos aquáticos. Mais uma boa aula na Floresta. Obrigado e abração.

Jôka P. disse...

Dona Ursa, nesse final de ano todos nós temos mil coisas pra fazer, duzentas prioridades pra resolver, então os nossos blogs ficam mais caidinhos.
Em todo caso eu, a Cindy e a Gigi estamos aqui na sua floresta, pra lhe dar um beijo carinhoso e deixar-mos a nossa amizade que ultrapassa em muito a virtual.
:)

Jôka P. disse...

Beijos também pra todos os queridos moradores da sua floresta.

Angela Ursa disse...

Querido Jôka, a Ursa manda muito carinho para você, Gigi e Cindy! :))