quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Índios fazem funcionários da Funasa reféns no PA
(Fonte: UOL)

Belém - Um grupo de 154 índios tembés vindos de três aldeias do nordeste paraense invadiram hoje o prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Belém e manteve funcionários do órgão retidos por cerca de uma hora e meia.Eles protestam contra os cortes no repasse de verbas à saúde. A Polícia Federal (PF) invadiu a sede do órgão e libertou os funcionários, mas os índios se recusaram a deixar o local.
Os índios tentaram impedir a libertação dos servidores, mas os agentes da PF agiram com rigor. Ninguém saiu ferido. O cacique Edinaldo Tembé disse que a invasão é um protesto contra uma portaria do Ministério da Saúde que reduziu o repasse de recursos, além de municipalizar a saúde indígena. "Isto é um absurdo total. As prefeituras não têm compromisso com a saúde dos índios. Quem deve prestar este serviço é a Funasa", disse.
Segundo o cacique, a desocupação do prédio só irá ocorrer quando representantes do governo federal sentarem com os índios para negociar suas reivindicações. Para a Funasa, nada pode ser feito porque a portaria foi discutida com as lideranças indígenas e a maioria se mostrou favorável à mudança. "A portaria gerou insatisfação em apenas 10% da população dos tembés, que é de 18.905 índios no Pará", informou a Funasa.

7 comentários:

Léo Scartezzine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Léo Scartezzine disse...

Me envaidece receber sua visita em nosso bloguinho. Pessoas enganjadas em uma causa num país como o nosso, merecem todo meu respeito.

Matilda Penna disse...

Pois, o impasse está feito e a saúde dos índios mesmo, quem vai cuidar?
Beijos, :).

Angela Ursa disse...

Leo, muito obrigada pelo carinho e o elogio. Beijos floridos! :))

Nanbiquara, que bom ver você aqui! Beijos da Ursa :))

Kristal disse...

Que índio bonitão, Angela querida !
Parece um pajé hercúleo com já tive um envolvimento selvícola e puramente sexual nas Selvas de Tupinambá.
Beijos kristalinos !

Angela Ursa disse...

Kristal, sua vida é puro romance! :)) Beijos da Ursa

Anônimo disse...

A Kristal está com razão:índio sarado ein...Mas brincadeiras à parte, quem errou foram os protugueses que invadiram a terra dis índios, essa é amais pura verdade.
Beijos floridos e tristes.