quarta-feira, 2 de abril de 2008

CLICK ÁRVORE: Nesse site, cada click representa uma árvore paga pelos colaboradores e plantada em áreas da Mata Atlântica.

Recuperação Florestal (informações extraídas do site
Click Árvore)
Para que consigamos recompor da maneira mais próxima possível do ecossistema original, é necessário ser feita uma seleção especifica de mudas de acordo com a região a ser reflorestada e espalhar estas mudas da forma mais homogênea possível. Cabe lembrar que uma floresta tropical e sua biodiversidade são o resultado de milhares de espécies evoluindo em um complexo equilíbrio durante milhões de anos. Ao auxiliarmos ou, dentro do possível, acelerarmos a recuperação de uma floresta nativa, sua plena recomposição depende de uma série de fatores dos quais não temos controle, como a migração e o re-aparecimento de determinadas espécies de fauna, flora e microorganismos. O melhor que podemos fazer é proteger a área de florestas naturais existentes para que estas auxiliem no processo de restauração da dinâmica natural das áreas reflorestadas.
Isto não quer dizer que estas árvores, plantadas em locais estratégicos, não estarão prestando inúmeros outros serviços de vital importância para a recomposição ambiental, como a manutenção da fertilidade dos solos, a re-conexão de ilhas de vegetação isoladas (amenizando problemas de consangüinidade e permitindo a colonização de outras regiões por certas espécies), além da a melhoria da qualidade das águas, a estabilização da superfície e melhoria da qualidade dos solos, entre muitos outros.

4 comentários:

Cristina Soares disse...

É isso aí !!!!! Precisamos de águas limpas, de florestas e de solos sadios !!!!! Beijoca

Jôka P. disse...

Um beijo, Ursa !

Elcio disse...

q delicia de blog...e esse canto...q passaro eh?
estar aqui eh entre outras coisas, relaxante.
parabens pelo feeling.

é isso ai.
bjs

Angela Ursa disse...

Ficticia, é o principal para a manutenção da natureza e do ser humano. Beijos!

Jôka, beijos e carinho para você também! :))

Elcio, obrigada pela sua visita e as suas palavras. O pássaro que canta aqui é o uirapuru. Abraços florestais da Ursa :))