terça-feira, 3 de junho de 2008

Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

O QUE NÃO FAZER
(Autor: Luis Eduardo Cheida - Fonte)

A esposa de um fazendeiro detestava cobras. Um dia, suplicou ao marido que desse um fim às peçonhentas. O homem, não querendo contrariá-la, prontamente determinou o extermínio de todo e qualquer vestígio de ofídios na fazenda. O que foi feito.
A colheita seguinte não rendeu um décimo da anterior. Em sonho, desesperado, suplicou a Deus que o perdoasse. Imaginava que aquela miséria de safra era castigo divino por ter dado fim aos animais. Também em sonho, o Criador lhe respondia:- “Não o castiguei, nem perdoei. Apenas, deixei que a natureza seguisse seu curso”.
Ora, o curso natural é simples: cobras engolem sapos. Sem elas, os sapos aumentam em número. E, sapos engolem insetos. Assim, quanto mais sapos, menos insetos. Diversos insetos são polinizadores e, sem eles, há plantas que não se reproduzem.
Moral da história: menos cobra, menos safra! Assim funciona o mundo natural.

5 comentários:

Denis Barbosa Cacique disse...

Olá, Angela. Como vai?
Cobra? Tô fora!!
Acho que eu mandava matar tbem! hahaha
Que medo!

Ontem eu vi um documentário que me fez lembrar vc. Chama-se "o homem urso". Talvez vc já tenha visto. É emocionante. Muito bonito.

Bjocas

Denis

Jôka P. disse...

Dona Ursa, aonde estão as baratas na cadeia alimentar ?
Devo mantê-las vivas na minha cozinha ?

Angela Ursa disse...

Denis, eu também morro de medo de cobra. Não gostaria de ter nenhuma por perto :)) Eu não assisti esse documentário do homem urso. Obrigada pela dica! Será que encontro em locadora? Beijo da Ursa

Jôka, pesquisei na internet e achei estas informações: "O problema depende das baratas a serem eliminadas. As urbanas não fariam mesmo muita falta.
Mas a gente nem imagina que as baratas que vivem na natureza têm uma função importante: elas se alimentam de restos de animais, excrementos de aves e material vegetal em decomposição. E essas atividades são essenciais para manter a floresta viva"
JÔka, então, barata só serve fora de casa mesmo. Pode dar uma chinelada nelas se aparecerem no seu apartamento :)) Beijos da Ursa

Lia Noronha disse...

Ursa: esse dia é da sua floresta...que tanto tem feito pelo Meio Ambiente.Bjus bem carinhosos diretamente dao meu urbano ,mas consciente Cotidiano.

Angela Ursa disse...

Lia, obrigada pelo carinho! :)) Esta semana, estão tendo muitas manifestações, palestras e matérias sobre questões ambientais importantes. Tomara que, pelo menos, algumas delas possam ser soluções. Beijos da Ursa