terça-feira, 1 de julho de 2008

Banquinho-baú de madeira e palha de buriti
Buriti
(Fonte das informações: Plantas do Cerrado e Emater-RO)
Buriti na língua indígena significa árvore que emite líquidos; ou árvore da vida. Considerada sagrada pelos índios por dela se fazer tudo o que é necessário para a sobrevivência, a casa, os objetos e a alimentação.

No bioma Cerrado é a espécie que caracteriza as veredas, marcante fitofisionomia da região, ocorrendo também em matas de galeria e ciliares, podendo formar densos buritizais. Para além dos domínios do Cerrado, corre em toda a Amazônia e Pantanal, sobre solos mal drenados, em áreas de baixa altitude até 1000m, sendo considerada a palmeira mais abundante do país.
Produz anualmente grande quantidade de frutos, que podem ser consumidos ao natural, na forma de sucos, sorvetes, doces ou desidratados.
Segundo Rafael Teixeira, guia na Chapada dos Veadeiros, especializado em flora e avifauna do Cerrado, os frutos integram a dieta de mamíferos como a cutia, a capivara e a anta, e de aves como a arara.
Os pecíolos (talos) e a palha de suas folhas são muito utilizados na cobertura de casas e ranchos, bem como no artesanato regional, para a confecção de cestos e móveis.
O uso medicinal está associado ao óleo extraído da polpa dos frutos, com propriedades energéticas e vermífugas.
Rico em pró-vitamina A (500 000 UI), com índice de 300mg/100g, o óleo é usado contra queimaduras na pele, provocando alívio imediato e auxiliando na cicatrização. O óleo absorve radiações no espectro ultra-violeta, sendo um eficiente filtro solar Tem sido empregado recentemente pela indústria cosmética entrando na composição de sabonetes, cremes e xampus.

4 comentários:

nd disse...

Querida Ursa, bom dia.

Maravilhoso todo esse ensinamento que a amiga sempre nos traz, mais uma vez parabéns.
bjs

Cristina Soares disse...

Primeiro lugar: amei o móvel de buriti e o cachorro sentado ao lado !!!! Segundo lugar : não conhecia todas estas propriedades do buriti !!!! Muito legal !!! Esta Floresta é Totalmente Cultura !!!!!!!!! e sustentável !!!!!! bjocas !

Angela Ursa disse...

Bandeiras e Fictícia, obrigada pelo carinho de vocês. Beijos floridos da Ursa :))

Lia Noronha disse...

Ursa: vc é mesmo maravilhosa...obrigada por todos esses preciosos conhecimentos!
Bjus mil pr ati!!!