quarta-feira, 9 de julho de 2008

Tofu pode elevar risco de demência, diz estudo
(Fonte: BBC Brasil - 05/07/2008, publicado na
Folha on line)

Comer grandes quantidades de alguns produtos à base de soja --entre eles o tofu--- pode aumentar o risco de demência, sugere um estudo realizado no Reino Unido.
Os pesquisadores da Universidade de Loughborough analisaram 719 idosos que moram em regiões urbanas e rurais da cidade de Java, na Indonésia.
Segundo os resultados, publicados na revista científica Dementias and Geriatric Cognitive Disorders, o consumo de tofu, uma vez ao dia, estaria relacionado com perda de memória, principalmente entre os idosos com mais de 68 anos.
Os produtos à base de soja são ricos em nutrientes chamado de fitoestrogênios, que funcionam de forma parecida ao estrogênio feminino.
Segundo os pesquisadores, é possível que o consumo de grandes quantidades deste nutriente possa ser a causa do aumento do risco de demência.
Impacto
De acordo com Eef Hogersvorst, que liderou o estudo, pesquisas anteriores já haviam demonstrado que o estrogênio está relacionado com um aumento no risco de demência entre mulheres com mais de 65 anos.
No entanto, os pesquisadores ainda não determinaram qual substância presente no tofu poderia prejudicar as células e nem de que forma.
Hogersvort explica que, o estrogênio --e possivelmente o fitoestrogênio-- promovem crescimento nas células, o que pode ser prejudicial ao cérebro dos mais idosos.
Outra hipótese levantada pela pesquisadora é que altas doses de estrogênio poderiam afetar as células por causa de partículas chamadas de radicais livres, produzidas quando o organismo luta contra infecções.
O estudo sugere ainda que o dano às células pode ser causado não pelo tofu, mas por uma substância chamada de formaldeído --usado na Indonésia como conservante.
Os pesquisadores admitiram que são necessárias mais pesquisas para afirmar que os mesmo efeitos também podem ser registrados em outros grupos étnicos.
No entanto, estudos anteriores já haviam relacionado o consumo de grandes quantidades de tofu ao aumento no risco de demência entre idosos americanos de origem japonesa.
Complexidade
De acordo com o professor David Smith, da Universidade de Oxford, o tofu é um alimento complexo com muitos ingredientes que podem causar impacto nas células.
No entanto, ele afirmou que pode haver uma relação com o estrogênios.
"Ao envelhecermos, parece que alguma coisa acontece no cérebro que o faz reagir aos estrogênios de uma maneira oposta à que esperávamos", disse.
Segundo Hogersvort, não há nenhum indício de que o consumo moderado de tofu possa causar problemas.
Para Rebecca Wood, da ONG Alzheimer Reserch Trust, que trabalha com pesquisas sobre a doença e financiou o estudo, é necessário que os pesquisadores façam ainda mais estudo para avaliar os potenciais riscos e benefícios dos chamados super alimentos.
"Esse tipo de pesquisa sobre as causas do Alzheimer podem levar os cientistas a descobrirem novas formas de prevenir essa doença devastadora", afirmou.
"Com mais de meio milhão de pessoas com Alzheimer no Reino Unido atualmente, há uma necessidade urgente em encontrar uma nova prevenção ou cura", concluiu Wood.

11 comentários:

Cristina Soares disse...

vou parar de comer... mas acho que não adianta mais agora !!!! Beijo

nd disse...

Querida amiga,

Tenho uma opnião a respeito, que tal a gente não envelhecer?
Estaria tudo resolvido.
bjs

Angela Ursa disse...

ficticia, atualmente, fica difícil saber o que a gente pode comer. Beijos da Ursa

Bandeiras, é verdade. Seria muito bom se a gente parasse de envelhecer a partir de determinada idade :)) Beijos!

Jôka P. disse...

Tofu dido.

Angela Ursa disse...

Jôka, eu me divirto com os seus trocadilhos. Beijos da Ursa

Anônimo disse...

Esse queijo sugere esse trocadilho mesmo.
Mas falando sério Ângela, detesto tofu, acho o gosot horrível.
Li essa reportagem e chego a uma conclusão:nada melhor que o bom e velho arroz com feijão,sem problemas e fetios colaterias.
O resto é invenção de moda.
Beijos floridos.

Maira Parula disse...

demência? eu nem precisaria comer tofu...

este mesmo estudo pode ser desmentido mais à frente, anga. hoje querem nos pirar.
eu gosto de tofu com camarões, puro é duro de engolir.
soja é nojo, perdoem-me os sojistas.

Maira Parula disse...

P.S. o blog está lindo.
beijão saudoso

Anônimo disse...

Angela,
Tofu é muito sem graça, eu acho.
Beijos e bom fim de semana!

Angela Ursa disse...

Maira, gostei de receber a sua visita! Já respondi a você lá no Prosa :)) Beijos!!

Gená, eu gosto de tofu em salgadinhos e, também, temperadinho com Shoyu. Beijos!

Lia Noronha disse...

Angela: a gente está sem saída...alimentos contaminados...e os que eram tidos como saudáveis...condenados!
Como bem disse o sábio Jôka...rsrs