sábado, 22 de novembro de 2008

Sobre os nossos índios
(Informações extraídas do site da Ed. Moderna)

Hoje vivem na Amazônia Legal cerca de 160 povos indígenas, com uma população aproximada de 150 mil índios. Esses povos indígenas são diretamente atingidos pelo desmatamento e pela ocupação desordenada da Amazônia. Veja como.

Nambikwaras
Viviam da caça e da agricultura no vale fértil do rio Guaporé, em Rondônia, sempre mantendo ao redor de suas aldeias uma área de mata nativa. Devido aos projetos de ocupação patrocinados pelo governo brasileiro nos anos 1980, os índios foram transferidos para a Chapada dos Parecis, em Mato Grosso, uma área de cerrado imprópria para a agricultura.

Yanomami
Ocupam a fronteira norte do país, no estado de Roraima. Na década de 1980, tiveram suas terras invadidas por garimpeiros em busca de minérios. Os conflitos entre os dois grupos aumentaram na década seguinte, com massacres como o de 1993, que resultou na morte de muitos índios e alguns garimpeiros. Devido à forte resistência indígena, o governo federal interveio e dividiu os yanomami em 19 áreas pequenas e descontínuas. Isso contribuiu para desestruturar a organização cultural e política dos yanomami.

Cinta-largas
Assim como os demais, viviam da agricultura, caça e coleta em Rondônia. Também tiveram suas terras invadidas pelos garimpeiros e resistiram a essa invasão. Contudo, mais recentemente, alguns líderes desse povo coligaram-se aos garimpeiros para explorar as minas de Rondônia, tornando-se cúmplices na poluição criminosa dos rios com mercúrio.

5 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente essa desmedida e sangrenta luta por posse de terra entre grileiros,posseiros .Fora que índios também podem se corromper, pois são humanos como nós.
Lembra que no início do Descobrimento do Brasil segundo nossos bancos escolares os portugueses conquistavam os índios com espelhos, jóias...
beijos floridos.

Angela Ursa disse...

Janaina, muitos índios também acabaram virando alcoólatras, perdendo seus valores por conta do desrespeito sofrido. Beijos floridos da Ursa

Anônimo disse...

Querida ângela vim passear de havaianas na sua floresta!
Um beijo especial nosso

Angela Ursa disse...

Ana, a Ursa adorou sua visita de havaianas :)) Beijos e carinho para você!

Anônimo disse...

Angela,
onde eu acho sobre a população indígena do Brasil todo, sua localização e história?