sábado, 7 de março de 2009

Estudos indicam que coberturas vivas podem melhorar em 30% as condições de temperatura no interior das edificações.
A campanha pretende incentivar a adoção dos telhados brancos nos centros urbanos/Fotos: Divulgação

Campanha quer pintar os telhados de branco para reduzir o aquecimento global

(Fonte das informações: sites Eco Desenvolvimento e CSMonitor- O tema deste tópico surgiu a partir de uma dica da amiga Janaina do blog Alfarrábio)

Pintar o telhado de branco pode ajudar a reduzir o aquecimento global. Pode parecer uma medida simples demais para um problema tão sério, mas é o que afirmam pesquisadores do Environmental Energy Technologies Division, dos Estados Unidos. Por isso, o grupo Green Building Council Brasil criou a campanha One Degree Less com o objetivo de diminuir a temperatura nos grandes centros urbanos em 1ºC com duas soluções: coberturas refletivas e tetos verdes.
Segundo os estudiosos, os tetos pintados de cores com reflexão igual ou superior a 0,6 podem refletir em torno de 75% a energia do sol. Isso gera uma redução do aquecimento das casas e melhora o conforto térmico do local. Com menos calor, menos ar condicionado e menos consumo de energia elétrica. Para os especialistas essa redução pode chegar a 20% com a adoção da medida.
Dados da Universidade de Berkeley, Estados Unidos, mostram que cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta de telhados. A imensa maioria dessas coberturas é escura e reflete apenas 20% da luz solar. Se fossem pintados de branco, os telhados compensariam 10 toneladas de emissão de CO2 a cada 100 m2. Segundo as pesquisas, uma cidade que colorisse 70% de seus tetos com tintas reflexivas poderia compensar a emissão de poluentes de 11 bilhões de carros por ano.
A outra solução apontada pela organização é a construção de mais green roofs, ou telhados verdes. Essas estruturas são montadas nos tetos de casas e prédios e consiste em criar um jardim no local. As plantas reduzem as ilhas de calor, melhoram o conforto térmico do local e reduzem os níveis de poluição. Uma simulação da Environmental Protection Agency (EPA), mostra que aumentar em 5% a extensão de áreas verdes na cidade de Los Angeles permitiria baixar a temperatura no verão em cerca de 4 graus e reduzir a poluição em 10%.

6 comentários:

Janaina disse...

Pois é... eu estou pensando em construir uma casa... e COM CERTEZA, o telhado será branco. Pelo menos eu faço a minha parte, né? Sem contar que a vegetação do terreno (que até pouco tempo era considerado área rural) será toda mantida. Só o lugar da casa mesmo é que foi desmatado. E o jardim já está sendo providenciado, com outras árvores do Cerrado...
Obrigada por ter aproveitado a dica, Angela. Lendo seu post, eu soube muito mais do que quando lhe falei. Beijo grande.
:)

nd disse...

TBM SOU UMA DEFENSORA DOS ANIMAIS, DAS PLANTAS E TODO SER VIVO.

TENHO UM ESPAÇO ONDE PROCURO PRESERVAR A VEGETAÇÃO NATIVA ASSIM COMO REPLANTO NOVAS ARVORES.

AMIGA, FELIZ DIA DA MULHER PRÁ TI.

BJS

Angela Ursa disse...

Janaina, gostei muito de saber que sua casa será construída preservando o meio ambiente :)) Beijos da Ursa

Bandeiras, replantar árvores é muito importante atualmente. A natureza precisa ter forças para enfrentar a destruição que vem sofrendo. Beijos da Ursa :))

Anônimo disse...

Ângela Ursa, Parabéns pelo dia de hoje, a floresta está em festa!!!!!!
Sobre o post,tem um telhado da marca onduline que possui a cor branca e não absorve o calor, é muito bom esse tipo de telhado.
Agora eu não entendo que principalmente aqui no Rio há muitas construções com teto de zinco, pode?
Aqui perto de casa, fico admirada com uma academia que o teto é de zinco,não sei como o povo consegue ficar na maromba, é ruim ein...
Agora, sobre fazer jardins suspensos é uma boa.
Beijos floridos.

Angela Ursa disse...

Janaina, obrigada! Parabéns, também, para você pelo dia de hoje :))
Gostei da dica do telhado onduline!
O zinco, além de esquentar muito, faz mal à saúde. Não deveria mais ser usado. Fiquei espantada dessa academia aí no Rio ter teto de zinco.
Beijos floridos da Ursa

Lia Noronha disse...

Ursa:precisamos ajudar...sempre...ao nosso planeta!!!
Bjus e obrigada pelo carinho no meu Cotidiano.