segunda-feira, 18 de maio de 2009

ANIMAIS EXÓTICOS: Este incrível peixe de águas profundas é o barreleye fish (em inglês), um dos animais marinhos que mais intrigava os cientistas há muito tempo.
Adaptado à vida nas profundezas do oceano, seu corpo é totalmente escuro e, somente a parte de cima da cabeça, é transparente.
Por todo esse tempo, acreditava-se que o peixe era capaz de enxergar somente acima de sua cabeça, uma habilidade muito útil para poder ver a aproximação de potenciais predadores em seu habitat. A descoberta do mistério se deu durante as filmagens feitas por biólogos marinhos que descobriram que os olhos do peixe podem enxergar em diferentes direções através da superfície transparente da cabeça.
O peixe evoluiu de forma que seus olhos podem mover-se por dentro da cabeça permitindo ao peixe localizar predadores e alimento na escuridão. Notem que, os olhos são as duas esferas verdes brilhantes dentro da cabeça. Os cientistas acreditam que a visão do animal desenvolveu um tipo de filtro que permite ignorar a luz solar e captar a bioluminescência de pequenos peixes e medusas, seu principal alimento.
Uma outra curiosidade, são as duas cavidades visíveis na frente da cabeça que, apesar da aparência de olhos, são na verdade o órgão olfatório do animal, similar as narinas dos seres humanos.

____________________


A especie Eunice aphooditois mede cerca de 1,2 metros de comprimento (Foto Blue Reef Aquarium Newquay /BBC Brasil)

Animal estranho que causa medo e repulsa

(Fonte: Animais Exóticos UOL Blog - abril/2009)

Funcionários de um aquário no sul da Grã-Bretanha descobriram, após meses de busca, que um verme marinho gigante vinha destruindo uma barreira de corais em exibição no local.

Os funcionários do Blue Reef Aquarium, em Newquay, notaram que muitos dos corais haviam sido danificados, mas não conseguiam saber por quê. Eles passaram semanas protegendo e vigiando o local, sem achar a fonte dos estragos, até que decidiram revirar a barreira de corais, separando cada rocha uma a uma. Ali eles encontraram um verme marinho da espécie Eunice aphroditoisde com cerca de 1,2 metros de comprimento.

Filme de terror
O animal só foi retirado do local depois de ser atraído por pedaços de peixe usados como isca. A operação consumiu 9 kg de linha, que ele mordia antes de ser fisgado.
"Não pude acreditar no que vi quando botei os olhos no culpado por tanta destruição", disse Matt Slater, curador do aquário. "Parecia uma criatura de filme de terror!".
"O bicho era tão comprido e tinha mandíbulas muito estranhas. Depois de fazer uma pesquisa, descobrimos ainda que esse verme é coberto por milhares de tentáculos capazes de picar outro animal e deixá-lo dormente para sempre."
O curador acredita que o verme chegou ao aquário ainda muito jovem, escondido em um rochedo povoado. O animal, batizado de "Barry" pelos funcionários, agora está em exibição em seu próprio tanque, longe dos corais.

12 comentários:

almariada disse...

Olá!

Gostei muito de conhecer estes animais de que nunca tinha ouvido falar. Obrigada.

Bem hajas!

Jaqueline Sales disse...

Estou alguns dias sem acessar o blog, também sem deixar mensagens e saber como anda todo mundo. É que estive resolvendo uns problemas relativos ao inventário da família, faleceu uma paciente muito querida, também sofri uma agressão no transito, de forma que precisei de uns dias de reflexão para centrar as idéias e estar em paz. Mas estou de volta, e em campanha pelos desabrigados das enchentes.

BeijUivoooooooooooosssssssss da Loba

As Tertulías disse...

Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Incríveis!!!!!!!!!!

Janaina disse...

Ai... o primeiro é bem bonitinho, os outros... hehehe

Angela Ursa disse...

Ricardo, eles parecem saídos de filme de ficção científica :)) Beijos floridos!

Janaina, o tal verme gigante é um bocado feio mesmo e dá medo. Beijos da Ursa :))

nd disse...

Nossa amiga, é realmente muito estranho, mas não deixa de ter sua beleza peculiar.

Passando para deixar um grande beijo.

Jôka P. disse...

Tenho uma amiga que gostaria de ter esse bicho viscoso percorrendo o seu corpo inteiramente nu.

As Tertulías disse...

Minha Ursa querida, nossa.... as coisas que voce nos mostra! Incríveis!!!!! Nunca tinha ouvido deles!!!!
Como vai voce querida? saudades!

Angela Ursa disse...

Bandeiras, beijos floridos para você!! :))

Jôka, essa sua amiga é corajosa :)) Beijos da Ursa!

Ricardo, esses dias tenho andado com os horários meio atrapalhados por causa de trabalhos. Beijos floridos! :))

Márcia disse...

Achei o peixinho a coisa mais fofa, já o verminho, eca! rsss
Ambos necessários e interessantes.

lindo dia queridAngela
beijos

Janaina disse...

O peixe tem uma cabeça que parece um aquário,bem interessante.Agora esse verme, que coisa esquisita.Beijos floridos.

Angela Ursa disse...

Márcia Clarinha, o verme é muito feio mesmo, coitado. E pelo que descreve a matéria, é um perigo, porque ataca os corais. Beijos da Ursa!

Janaina, um verme desse tamanho dá medo! Beijos floridos da Ursa