segunda-feira, 8 de junho de 2009

(Detalhes da Foto Autor: ALVINHO SILVA ) - "MUITO LEGAL O MIMETISNO DESTA PERERECA COM LIQUENS... FOTO FEITA NO NORTE DE MINAS, EM UM TRABALHO AMBIENTAL..."

BIOINDICADORES
(Fonte: http://www.cdcc.usp.br/bio/museu/museu_bioIndicadores.htm )

Bioindicadores ou indicadores biológicos são seres vivos que ajudam a identificar diversas modificações que ocorrem no ambiente antes que estas se agravem. Suas funções vitais se relacionam tão estreitamente com determinados fatores ambientais, podendo ser utilizados na avaliação da qualidade ambiental de uma determinada área.
Os anfíbios, especialmente os anuros (sapos, rãs e pererecas), são verdadeiros sensores ambientais. Ao menor desequilíbrio em seus habitats naturais reduzem sua capacidade reprodutiva, podendo-se observar o rápido desaparecimento de populações.
Um dos motivos da sensibilidade dos anfíbios à saúde do meio ambiente está relacionado aos seus diversos modos reprodutivos. Há espécies que depositam seus ovos em meio aquático (água corrente ou parada); em meio semi-aquático (em ninhos de espumas flutuantes ou na vegetação acima d'água); ou ainda em ambiente terrestre, no solo da mata.
Os anuros possuem glândulas de veneno sob a pele que os protegem de predadores. Não dispõe de meios para injetar venenos que produzem. Os acidentes com seres humanos somente acontecem se as substâncias tóxicas entram em contato com as mucosas ou sangue.

5 comentários:

Priscila Lopes disse...

Muito legal teu blog. Não desista dele, viu? Comentários não refletem visualizações. O Google Analytics está aí para provar isso.

Um abraço!

Márcia(clarinha) disse...

Uia, que pererequinha estranha, rsss, bonitinha ;)

Informações precisas só encontro aqui, obrigada amigAngela.
lindo dia
beijos

Maria Clarinda disse...

Adorei saber da vida destes meus amigos , que tantas vezes observei. Mas nada sabia sobre eles, agora fiquei com mais conhecimentos, obrigada Amiga!Jhs
mtos

Angela Ursa disse...

Oi, Priscila! Muito obrigada pela visita e os elogios à Floresta. Abraços florestais! :))

Márcia Clarinha, ela está disfarçada de tronco de árvore para enganar os predadores. Beijos floridos da Ursa!

Clarinda, pois é, os anfíbios têm uma importância no controle do meio ambiente. Beijos da Ursa!

MARCOS DHOTTA disse...

É sempre bom visitar esse espaço...Acabo saindo bem informado daqui. E a música é um bálsamo para iniciar o meu dia...Um lindo beijo com cheiro de Floresta.