segunda-feira, 13 de julho de 2009


CHÁ VERDE PODE AJUDAR A PROTEGER CONTRA GRIPE SUÍNA

Alex Botsaris: Chá verde antigripe

(Médico Infectologista - matéria do site: O Dia on line )

Rio - A gripe suína está entre nós e pode nos deixar fora de circulação por até 10 dias. Como o Ministério da Saúde só vai testar os casos graves, ficaremos sem saber quem tem a gripe ou não. O governo ainda proibiu a distribuição e venda livre do antiviral Tamiflu nas farmácias, para evitar o aparecimento de mutantes resistentes ao vírus. O que nos resta é torcer e rezar para o vírus H1N1 não nos pegar.

Entretanto, vários estudos mostraram que os polifenóis do chá verde oferecem proteção contra diversos tipos de vírus influenza, com grande probabilidade de atuar também no H1N1. Num laboratório de virologia em Londres, estudos mostraram que um produto à base de chá verde borrifado na mucosa nasal de animais de laboratório preveniram a infecção pelo H2N3, e esse efeito foi comparável ao Tamiflu. Já na Universidade de Seul, um polifenol do chá verde, a epigalocatequina, foi eficiente em inibir vários vírus influenza humanos e animais, em concentração semelhante ao do Tamiflu.

Estudos clínicos também confirmam o efeito do chá. Trabalho da Universidade de Shizuoka, no Japão, revelou que a administração regular de polifenóis do chá verde levou à queda significativa dos episódios de gripe nos idosos tratados. A cultura de células mostrou que várias substâncias deste chá podem neutralizar a replicação de vírus influenza A e B, e um dos mecanismos de ação é a inibição da enzima viral neuraminidase, da mesma forma que o Tamiflu age.

Para a prevenção da gripe, são necessárias pelo menos três xícaras de chá verde ao dia. Gargarejá-lo antes de engolir também aumenta muito a eficiência, segundo alguns pesquisadores.
--------------------------------------------
ATENÇÃO! Segundo informações da amiga Bandeiras, o chá verde é contra-indicado para quem tem labirintite.
Por isso, resolvi pesquisar e colocar aqui as restrições em relação a esse chá:

Tem contra-indicações
(Fonte das informações)

Quando tomado em excesso, o chá verde, embora seja um alimento funcional, tem contra-indicações. A nutricionista Aline Arouca de Castro, especialista em Fisiologia do Exercício, alerta: “Não é por se tratar de chá ou porque vem da natureza que ele é inocente. Para ingerir o chá verde, tão bom para a saúde, é recomendável consultar um médico”, avisa.

A nutricionista toma chá verde diariamente, o insere na dieta dos pacientes, mas não o recomenda para depois das refeições que tenham carnes. “Ele é quelante do ferro, isto é, não permite que este nutriente seja absorvido adequadamente pelo organismo”, enfatiza.

Entre os componentes do chá verde estão as metilxantinas, que englobam agentes estimulantes do sistema nervoso, como cafeína, teofilina e telbromina. “Estas substâncias chegam a viciar e a ausência delas provoca dor de cabeça ao se suspender a ingestão intensa”, explica o farmacologista João Ernesto de Carvalho, coordenador da Divisão de Farmacologia e Toxicologia do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA).
Por todas essas propriedades, o chá verde é contra-indicado a gestantes e a quem sofre de doenças cardiovasculares. Se por um lado, os polifenóis, pela sua ação antioxidante, têm o poder de diminuir os riscos de desenvolvimento de câncer no aparelho digestivo, por outro, o excesso aumenta as chances de se ter câncer de esôfago, devido à presença de taninos e pela alta temperatura do líquido.
------------------------------
Contra-indicações/cuidados com o Chá-Verde Camellia sinensis: grávidas, crianças, pessoas com estômago sensível, com sistema cardiovascular debilitado, doenças renais e hipertireoidismo.

Efeitos colaterais do Chá-Verde Camellia sinensis: hiperacidez, redução do apetite, prisão de ventre ou diarréia e irritação do aparelho digestivo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Angela,
como tomei chá verde quando morei no Japão. É uns muitos por dia, bastou chegar em algum lugar e lá vem o chá verde.
O de lá eu tomava ... mas dizer: oh, que bebida maravilhosa! não dava para dizer.
Beijos e boa semana!

Angela Ursa disse...

Gená, o importante é o efeito medicinal do chá, mesmo ele não sendo gostoso. Eu gosto muito de chá de maçã com canela e chá mate.
Mas vou começar a tomar chá verde. Além do mais a cor é ecológica ;)) Beijos da Ursa!

Luma Rosa disse...

O chá verde limpam os radicais mortos e deixa somente os livres, fazendo uma desintoxicação das células. Não sabia deste efeito para ajudar a fortalecer o organismo, criando resistência para a Gripe. bom saber!! Como também é novo pra mim ter que gargarejá-lo. Beijus

Angela Ursa disse...

Luma, hoje comecei a tomar chá verde. Ele é meio salgadinho. Espero que faça uma boa limpeza no meu organismo :)) Beijos da Ursa!

nd disse...

Olá,

Vi na tv um médico falar que chá verde tem algumas restrições; pessoas com algumas doenças não podem tomá-lo. Minha mãe por exemplo, não pode tomá-lo, pois ela sofre de labirintite.

Obrigada pela visita,
Bjs

Maria Clarinda disse...

Mais uma vez , andei por aqui, estive um tempo sem vir à net, mas...já cá estou.
Eu adoro chás e tomo bastante por acaso chá verde!Puxa ainda bem...ao menos sei que estou um pouco protegida deste maldito virus.
Mais uma vez obrigada pela partilha. Jinhos mil

Angela Ursa disse...

Bandeiras, obrigada pela informação sobre a contra-indicação desse chá para quem tem labirintite.
Pesquisei na internet e vou colocar no tópico outras informações sobre isso. Beijos da Ursa!

Clarinda, a Ursa ficou contente com sua visita. Beijos floridos! :))

Saramar disse...

Oi Ursa querida.
~Estas informações são importantíssimas, tanto sobre os benefícios do chá para a gripe como as contra-indicações;
Confesso que nunca tomei o chá verde. Eu não gosto muito de chás e, com este calor que faz por aqui, não temos o hábito de ingeri-los.

Aproveito para agradecer sua constante amizade e dizer que estou tentando pela milésima vez, voltar a escrever e visitar meus amigos. Já estou bem de saúde, mas ainda ficando pouco tempo na rede (ainda o repouso, ai, ai).
Obrigada.

beijos, saudades...

Angela Ursa disse...

Querida Saramar, adorei receber notícias suas! Fiquei muito feliz de saber que você está bem e que está voltando à internet. Fique tranquila e volte com calma, sem afobação. Beijos e carinho da Ursa

ana de toledo disse...

Oba! Estou precisando de um chazinho, pra curar a ressaca do jantar lá no Le Bec Fin!!!!

Angela Ursa disse...

Ana, aqui na floresta você pode tomar vários tipos de chá enquanto descansa numa rede na oca dos hóspedes ;)) Beijos da Ursa!

Janaina disse...

Bom saber as contra indicações,pois as plantas possuem sua dosagem.Não quer dizer que é natural que possa tomar à vontade.Mas sinceramente:eu continuo alopata convicta, a não ser que um dia em me consulte com um médico fitoterapeuta.Beijos floridos.