quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Marula (Fonte da imagem)

Marula
(2) e Licor de Amarula
Nome científico: Sclerocarya birrea subsp Caffra (Sond.) - Família: Anacardiaceae.
Origem e dispersão: É uma frutífera do Sul da África. Distribuída de Natal (África do Sul) até a Etiópia e Sudão. Considerada como uma das mais antigas em utilização pelo homem, ou seja, há cerca de 10 mil anos.
Clima e solo: A sua principal característica é a resistência à seca, com produção muito grande e possibilidade de utilização tanto ao natural, como da noz, contida dentro da semente.
Propagação: Por sementes, que são fibrosas, biloculares, às vezes, triloculares, com um ou mais embrião por semente.
Variedades: Há diferentes tipos de frutos.
Utilização: Consumida ao natural, após retirar a casca e por sucção do suco ou mucilagem. A bebida alcóolica é licor feito por fermentação da sua polpa ou suco. Tem usos como medicinal e a madeira em móveis ou peças de artesanato.
_____________________

Desta árvore mística e procurada, nasce o Licor de Amarula (Amarula Cream).
(Fonte das informações)
A fruta madura é colhida e a polpa removida da casca. À medida que as marulas amadurecem, os habitantes locais as colhem e as entregam à fábrica de marula ou centros locais de coleta. O pagamento é efetuado individualmente por cada quilo entrega.

A fruta é selecionada em uma correia de classificação, sendo que a fruta estragada é descartada e a fruta verde é armazenada até amadurecer. No tanque de remoção de caroço, lâminas giratórias separam a polpa do caroço duro. A polpa resultante e os caroços são então separados. A polpa de marula é então bombeada para tanques de resfriamento de aço inoxidável, onde é mantida sob temperatura constante de - 8° C para evitar fermentação. A polpa é então transportada em tanques, matendo uma temperatura constante de menos 8° C, para o celeiro da Distell em Stellenbosch.
No celeiro, a polpa é transferida para tanques de fermentação, onde uma cultura de levedura pura é inoculada na polpa para iniciar o processo de fermentação. As condições são semelhantes às da fabricação do vinho.
Uma vez totalmente fermentado, o vinho transparente de marula é transferido para a destilaria. Os sólidos da fruta são comprimidos para extrair todo o suco e então destilados para liberar o aroma de fruta da marula, que é adicionado ao vinho de marula.
Durante a fermentação, que é efetuada a 18° C - 20° C, o açúcar natural da fruta presente na marula é convertido em álcool, o que leva de sete a dez dias. Durante este estágio as partículas sólidas de fruta decantam para o fundo dos tanques.
O vinho de marula é destilado em potes de cobre para produzir a bebida de marula com sabor característico, que é então maturada em carvalho por dois anos em pequenos barris de carvalho.
Após dois anos de maturação, a etapa final na criação do Amarula Cream é a mistura do licor com o creme fresco mais fino, até que uma consistência uniforme seja obtida. O processo de transformação em creme é do mais alto padrão, resultando em um produto cremoso que é deliciosamente rico e suave, com um conteúdo de álcool de 17%.

9 comentários:

ana de toledo disse...

Amoooo Amarula!! Só perde pro Baileys!
Beijocasssss

Angela Ursa disse...

Ana, eu nunca provei esse licor. Achei impressionante o efeito da fruta nos animais. Beijos da Ursa! :))

As Tertulías disse...

Que foto mais preciosa!!!!!!!!!!!!!!

Angela Ursa disse...

Ricardo, eu também fiquei impressionada com a foto quando vi pela primeira vez. Beijos floridos da Ursa :))

Janaina disse...

Na Cacau Show tem uma trufa de amarula, gostei.Beijos doces e floridos.

Jôka P. disse...

ANGELA, vim colocar em dia a leitura de seus posts sempre lindos, inteligentes, artísticos e bacanérrimos!
Aqui no Rio está chovendo bastante e as árvores de Copacabana, que haviam perdido todas as folhas, recomeçam a dar sinal de folhagens.
Um beijo pra você e pra todos os amigos da sua floresta !

Angela Ursa disse...

Janaina, agora fiquei com água na boca pra provar essa trufa :)) Beijos floridos!

Querido Jôka, que bom receber sua visita! Obrigada pelo incentivo de sempre! :)) Beijos da amiga Angela Ursa
PS: Então, a chuva daqui foi para o Rio. Hoje, está muito frio! BRRR!!

Janaina disse...

Quando você passar pelo Rio te dou de presente,você vai adorar,beijos floridos.

Angela Ursa disse...

Janaina, obrigada pelo carinho e o presente :)) Beijos floridos da Ursa