quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Torokaná (trocano, trocana) é um instrumento de sinal conhecido em diversas tribos e grupos primitivos, serve para a comunicação entre pontos distantes. Geralmente é uma tora de madeira escavada a fogo, com uns dois ou três metros de comprimento e mais de metro e meio de diâmetro (os tamanhos podem variar), a madeira deve ser leve e sonora, nela são feitos três buracos de uns dez centímetros de diâmetro, reunidos por uma estreita fenda. O torokaná fica dentro de um buraco, suspenso entre quatro paus com tiras de cipó que permitem que ele seja baixado ao fundo ou elevado conforme a distância que se queira atingir com a mensagem, quanto mais no fundo maior o alcance. A percussão é feita com bastões cujas extremidades estão envolvidas em goma elástica ou tiras de couro. Conforme o local que é golpeado, a quantidade de golpes e seu espaçamento é possível informar pequenas frases, as quais podem ser percebidas em um raio de até 10 quilômetros. (Fonte)

CATACÁ - Espécie de reco-reco que consiste em dois pedaços de tábua ou, mais comumente, de taboca, um com entalhos transversais e outro liso, que se toca esfregando o liso no outro, mais ou menos rapidamente e com mais ou menos força. Var: catacau. (Fonte da imagem)


Em algumas tribos como a dos VAI-VAI (transamazônica) as mulheres tecem e usam uma tanga de miçangas. (Fonte das imagens e informações)

5 comentários:

nd disse...

Oi amiga ! há qto tempo !!!!

Bjs no coração prá ti.

Jôka P. disse...

Oi, Angela!
Aqui em Copacabana não tever nenhum problema com a chuva, mas a ninha sobrinha teve q ir à S. Cristóvão, e nem conseguiu se aproximar porque estava tudo inundado.
Ontem ela estava fazendo unha no salão aqui da rua e passou um homem atirando pro alto, perseguido por policiais e por vários carros de polícia. Foi um caos. Mas a gente daqui de casa nem ouviu nada.
Bjs,
Jôka

Lia Noronha disse...

Querida Ângela: como sua floresta está nesses primeiros dias de 2010.
Bjus com saudades da amiga de sempre.

As Tertulías disse...

Comecou o Ano bem, hein???? O que o Joka contou? Ave... que loucura!!!!

Angela Ursa disse...

Bandeiras, que bom receber sua visita! Beijos floridos e carinho da Ursa para você :))

Jôka, enviei resposta para você por e-mail. Uma loucura o tal cara que saiu atirando em Copa! Beijos carinhosos e que fique tudo bem por aí. PS: A chuva veio pra cá hoje.

Lia, a floresta da Ursa começou 2010 em ritmo meio lento. Mas aos poucos vou postar com mais frequência. Beijos e carinho da Ursa!

Ricardo, 2010 começou com muito impacto, pelo menos em termos da natureza. Teve o episódio da Ilha Grande e, agora, o terremoto no Haiti. Vamos torcer para que a natureza se acalme logo. Beijos!