quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Cacique Raoni ameaça "matar os brancos" que construírem Belo Monte
Numa entrevista exibida na noite deste domingo na TV francesa TF1, o cacique Raoni, chefe dos Caiapó, ameaçou "matar os brancos" que construírem a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Raoni, que ganhou o mundo com o cantor Sting defendendo a preservação da Amazônia, falou rodeado de crianças da tribo, adiantando porém que poupará "as crianças dos brancos". A equipe francesa, que enfrentou sete horas de avião e canoa para encontrar a celebridade internacional, "de idade indefinida", ouviu dela que "já é hora de recuperar o que é nosso" e que "pedi a meus guerreiros que se preparem para a guerra e também avisei às tribos do Alto Xingu".
A reportagem relata a fama de violência dos Caiapó, que estão na floresta "há centenas de anos e que evoluíram do arco e flecha à internet". Diante das câmeras ele "implorou" a Jacques Chirac (ex-presidente da França) e a Nicolas Sarkozy (o atual), para que impeçam o presidente Lula de construir a barragem no rio Xingu". A TF1 explicou que se trata de um afluente do Amazonas, numa região de 500 km2 de florestas, que seriam inundados, desalojando "à força" 20 mil pessoas.

3 comentários:

Saramar disse...

Angela Ursa, querida amiga, este governo brasileiro é muito contraditório.
Em um movimento incompreensível, transforma um terço do estado de Rondônia em reserva indígena para pouco mais de mil indígenas, prejudicando, inclusive a vida e até colocando em risco a sobrevivência dos índios que ali vivem, uma vez que a maioria já está aculturada e depende do trabalho fora das aldeias para subsistir.
Agora, em outro movimento totalmente inverso, vai construir, a toque de caixa, usando os dinheiro público, esta hidrelétrica que, para todos, é abominável e irá, mais uma vvez, prejudicar os indígenas que vivem naquela região.
Ainda há os argumentos dos cientistas sobre o dano ecológico (comum a toda hidrelétrica) e a possibilidade de que a usina fique mais tempo sem produzir energia, em vista do regime diferenciado de chuvas e cheias daquela região.
O que quer este governo?
O cacique tem razão de se opor. Porém, a violência, se for usada, voltar-se-á contra os índios.
Já vimos isto acontecer. Vemos o tempo todo.
Por isso, considero deplorável a irresponsabilidade com que o governo trata os indígenas brasileiros, apesar da propaganda oficial que afirma o contrário e apesar os imenso repasse de dinheiro público para ongs suspeitas.

beijos, saudades
P.S. Desculpe a ausência. Estou sempre tentando voltar ao que era antes, mas ainda estou com dificuldades, precisando de repouso que já me parece perpétuo. Ai, ai...

Angela Ursa disse...

Querida Saramar, obrigada pela sua análise e informações sobre essa questão da hidrelétrica! Eu não tinha conhecimento sobre essa questão do regime diferenciado de chuvas e cheias. Então, realmente, mais um motivo para não construir a hidrelétrica. Eu também acho que, neste caso, a proposta do cacique Raoni pode ter um grande efeito contra os índios da região. Mas, pelo que entendi, ele está revoltadíssimo e desabafou nessa entrevista. Vamos torcer para que a situação tenha uma saída favorável. Beijos e carinho da Ursa! Desejo que você fique bem!

Dona Sra. Urtigão disse...

Veja tambem:

http://merciogomes.blogspot.com/2010/05/kayapo-do-sul-do-para-lancam-forte.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+BlogDoMrciondiosAntropologiaCultura+%28Blog+do+M%C3%A9rcio%3A+%C3%8Dndios%2C+Antropologia%2C+Cultura%29