sábado, 5 de junho de 2010

Costa da Flórida sofre primeiros efeitos do vazamento de petróleo. Pensacola Beach, na Flórida, atingida nesta sexta (4) por material poluente (Foto: Lee Celano / Reuters)


5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Funil começa a capturar petróleo de vazamento no golfo do México
(Fonte: G1)

Um funil colocado sobre o vazamento no Golfo do México começou nesta sexta-feira a canalizar petróleo para um navio na superfície.

A Guarda Costeira americana calcula que o funil esteja capturando cerca de mil barris de petróleo por dia, pouco se comparado ao volume que vaza nas águas do golfo - estimado entre 12 mil a 19 mil barris diários.

Mas o porta-voz da Guarda Costeira, Thad Allen, diz que poderá dar números mais precisos da quantidade de petróleo capturada ainda nesta sexta-feira.

A petroleira responsável pelo vazamento, a British Petroleum (BP), diz que só poderá dizer se a estratégia está funcionando ou não dentro de 48 horas.

A BP afirmou já ter gastado mais de US$ 1 bilhão nas operações de limpeza da área. O oleoduto fica a 1,5 mil metros de profundidade, no fundo do mar, e a pressão da água torna a operação bastante difícil.

Segundo a Guarda Costeira americana, o funil é uma solução parcial e temporária. A BP está construindo outros dois poços no local para tentar estancar o vazamento em definitivo, mas as obras só devem ser concluídas em agosto.

Meio ambiente
O presidente da BP, Tony Hayward, disse que a empresa está "devastada" pelos danos que o vazamento tem causado ao meio ambiente.

Onze empregados da empresa morreram quando a plataforma explodiu e iniciou o vazamento, em abril.

2 comentários:

As Tertulías disse...

é assustante com o somos inpotentes à frente destas catástrofes, nao?

Angela Ursa disse...

Ricardo, é pior esse tipo de dano causado aos oceanos, porque a recuperação é lenta. A morte dos peixes e de alimentos que existem no mar é terrível. Vamos torcer para conseguirem conter totalmente esse vazamento. Porque, até ontem, disseram que não tinham conseguido vedar totalmente. Beijos da Ursa