terça-feira, 3 de agosto de 2010

(Fonte da imagem e da matéria: site Olhar Digital)

Chineses desenvolvem ônibus que circula acima dos carros

Além de desobstruir trânsito, cada ônibus é capaz de acomodar 1.200 pessoas e economizar 860 toneladas de combustível por ano

Basta por os pés para fora de casa pra perceber que grandes cidades, como São Paulo, já não comportam mais carros. E não é que os chineses criaram uma solução, no mínimo, inusitada?

Trata-se de um ônibus absurdamente grande que passa por cima dos carros. Mas, nada de atropelamento de automóveis. O conceito aqui é um ônibus em formato de arco que utiliza o espaço acima dos carros para transitar. Os criadores são do Huashi Future Parking Equipament, em Shenzen.

Além de utilizar um espaço vazio nas ruas e avenidas, o protótipo faz uso de painéis solares e eletricidade para se mover. O ônibus pode chegar a 60 km/h, mas viaja a 40 km/h em média, diminuindo o congestionamento de vias principais em cerca de 30%.

O veículo possui 6 metros de largura e 4 metros de altura, ocupando duas pistas e permitindo que carros de até 2 metros passem por baixo. O comprimento dos vagões ainda não foi divulgado.

Agora, se você está espantado só com esses números, imagine quantas pessoas podem ser acomodadas dentro do ônibus. De acordo com os chineses, cada vagão comporta 300 pessoas num total de 1.200 por veículo. Cada ônibus seria capaz de economizar até 860 toneladas de combustível por ano, com redução de 2.640 toneladas de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

O custo de implantação dos ônibus ainda é mais atraente, pois eles utilizam apenas 10% do que seria gasto para a construção de metrôs.

A aprovação do projeto será feita ainda no fim desse mês. Caso dê tudo certo, os chineses afirmam que a implantação inicial de 186 km está prevista para acontecer até o fim do ano.

Confira o vídeo do projeto (em chinês) no site da matéria

2 comentários:

Jôka P. disse...

Se fosse em Portugal... deixa pra lá.

Bjs!
:-P

Angela Ursa disse...

Jôka, o pior é se um ônibus desse cair em cima dos carros. Beijos da Ursa :))