sábado, 22 de janeiro de 2011

Caramujo gigante africano pode levar uma pessoa à morte
(Fonte: jornal Acontece Botucatu.com)

Eles estão espalhados por todos os lugares. Nas ruas, na casas, nos campos, nas construções. Uma verdadeira praga urbana. Embora pareçam inofensivos trazem perigo eminente à saúde pública, podendo atingir 15 a 20 cm de altura, 10 a 12 cm de comprimento e pesar 200 gramas. Por isso, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, está fazendo um alerta à população.

Estamos falando do Achatina fulica, ou caramujo gigante africano. Por conta do período de chuvas, sua reprodução é acelerada, o que aumenta as chances de contágio de doenças pelo ser humano, que dependendo da intensidade, podem provocar a morte da pessoa infectada.

De acordo com o supervisor de serviços da VAS, Valdinei Moraes Campanucci da Silva, os munícipes ainda têm muitas dúvidas em relação a como proceder de forma correta em relação a este animal. “Por isso resolvemos divulgar recomendações e afirmar que apesar deste tipo de caramujo transmitir doenças, Botucatu ainda não registrou nenhum caso”, informa.

O caramujo gigante africano é um molusco nativo do nordeste da África. Possui alta capacidade reprodutiva (coloca até 1600 ovos por ano) e apetite voraz, alimentando-se de frutas, verduras, hortaliças, papelão, plástico e até mesmo tinta de parede. Além disso, não possui predador natural, o que favoreceu sua rápida proliferação por 23 estados.

Em 1996, alguns produtores goianos tentaram a formação de uma cooperativa para criação de escargot, no entanto, não obtiveram êxito. O insucesso comercial provocou desistência na criação e a soltura inadequada do molusco no meio ambiente, facilitando sua disseminação.

Como reconhecer?

O jeito mais seguro de identificar o caramujo gigante africano é através da sua concha. Ela é, geralmente, de cor marrom-escura, com listras esbranquiçadas desiguais, um pouco em zigue-zague. A borda da concha é afiada, bem diferente da abertura do caramujo-da-boca-rosada ou aruá-do-mato. Este último é um tipo de caramujo nativo brasileiro que não deve ser eliminado.

O caramujo gigante africano é um hospedeiro intermediário de dois vermes que podem causar distintas doenças. Uma é a angiostrongilíase abdominal, que provoca fortes dores abdominais, febre, perda do apetite e vômitos, podendo culminar com a perfuração do intestino, hemorragias e em alguns casos, levar à morte.

A outra doença é a meningite eosinofílica, que ocorre quando o verme se aloja no sistema nervoso central do paciente, provocando a inflamação das meninges (membranas que recobrem o cérebro). Tem como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez da nuca e distúrbios do sistema nervoso.

Quais cuidados devem ser tomados?

Considerando que os vermes citados acima podem ocorrer tanto no interior dos caramujos, quanto no muco que eles secretam para se locomover, a população deve seguir alguns cuidados:

• Não pegar o caramujo sem proteger as mãos com luvas ou sacos plásticos;
• Higienizar frutas, verduras e hortaliças antes de ingeri-las, deixando-as mergulhadas em uma mistura contendo uma colher (sopa) de água sanitária para um 1 litro de água, durante 30 minutos e enxaguar muito bem antes de comê-las;
• Não comer, não beber, não fumar e não levar a mão à boca durante o manuseio do caramujo. Caso queira comer, beber ou fumar, tire as luvas e lave as mãos após ter tido contato com o animal;
• Conservar o quintal e terrenos limpos, pois os caramujos africanos gostam de ficar embaixo de folhas, de entulhos, em lugares úmidos ou sem incidência de luz solar.
• Não usar venenos, pois você pode contaminar e afetar o meio ambiente.


Como proceder ao encontrar um caramujo gigante?

• Não se apavore;
• Procure certificar-se de que é realmente o caramujo gigante africano;
• Colete os caramujos com as mãos protegidas com luvas ou sacos plásticos;
• Coloque-os em sacos plásticos resistentes;
• Após coletar os caramujos, entrar em contato com a para que os mesmos sejam encaminhados para incineração.
_______________
Os telefones publicados na matéria (abaixo) são para moradores de Botucatu, SP:
Os munícipes podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde pelos telefones 150 ou 3813-5055. Os terrenos baldios com presença de caramujo gigante africano serão notificados para que seus proprietários providenciem a capina e limpeza.

2 comentários:

Lia Noronha disse...

Aqui perto tem um montao deles num terreno abandonado..mas nao sei o numero pra denunciar..e os vizinhos..nem ligam!!!
bjus mil

Angela Ursa disse...

Lia, é preciso cuidado com eles, para não proliferarem. Procure o telefone da Vigilância Ambiental ou Sanitária daí. Beijos floridos!