domingo, 16 de janeiro de 2011


Richard, Dr. José Nunez e Solenodonte (Foto: Sabrina Martins/TXAI) - Fonte: site do programa Aventura Selvagem


O Solenodonte
(Fontes das informações: Wikipedia e site da Aventura Selvagem)
Seu corpo tem um comprimento de 28 a 32 cm e a sua cauda mede de 17 a 27 cm. De hábitos noturnos, anda em zigzag; sua saliva é venenosa: o segundo incisivo de cada lado de sua mandíbula inferior tem uma ranhura ligada diretamente a uma glândula de veneno, de onde provém seu nome latino Solenodon, "dente sulcado". O seu veneno é muito ativo: quando dois destes animais se encontram e brigam, ocorre que um dos dois morre envenenado por causa das mordidas do rival.
___________________
No Aventura Selvagem deste sábado, 15 de janeiro de 2011, Richard Rasmussen faz uma importante busca na República Dominicana. Ele quer encontrar uma espécie pouco conhecida e de extrema importância para os pesquisadores da fauna do planeta: o Solenodonte.

Trata-se de um incrível e único mamífero que inocula peçonha pelos dentes, assim como as serpentes o fazem pelas presas. Além desse diferencial em relação aos demais mamíferos, ele só ocorre na República Dominicana, Haiti e Cuba. Uma raridade imperdível para nosso aventureiro.

Porém, encontrar o Solenodonte não é uma tarefa fácil
mas nada faz o Richard desistir do seu objetivo: ver de perto um bicho que tem 65 milhões de anos de evolução. Um verdadeiro fóssil ainda vivo.
No caminho, aranhas caranguejeiras gigantes, um dos pratos preferidos do Solenodonte, provocam euforia no aventureiro

2 comentários:

ana de toledo disse...

Que cara mais estranho!! Que fucinho doido!!!!
BeijOOs minha querdíssima Ângela!

Angela Ursa disse...

Ana, no programa Aventura Selvagem, mostraram que ele vive quase o tempo todo cavando a terra e enfiando o super nariz para farejar os alimentos. O prato predileto dele são as aranhas-caranguejeiras, pode?! :))
Beijos e carinho da amiga Angela Ursa!