quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Spray de células tronco pode recuperar pele com queimaduras em poucos dias

Novo método pode criar pele mais resistente e em menor tempo do que soluções atuais
02 de Fevereiro de 2011 |

Um novo método para a recuperação de queimaduras desenvolvido no Instituto de Medicina Regenerativa McGowan, da Universidade de Pittsburgh, pode acelerar o processo de regeneração com um spray de células-tronco, segundo a National Geographic.

A medicina já é capaz de fazer transplantes de pele há décadas, mas o processo ainda é lento e a pele nova extremamente delicada, podendo levar semanas ou meses para se regenerar. Grande parte das mortes decorrentes de queimaduras vem tempos depois, quando o paciente acabar exposto a alguns tipos de infecção no local queimado por não estar protegido pela pele.
O método desenvolvido pelo Dr. Jörg Gerlach pode recuperar completamente a pele queimada em questão de dias. Primeiro, são retiradas células-tronco adultas da pele saudável do próprio paciente, que depois são distribuídas sobre a região afetada com uma espécie de spray. O processo todo pode ser feito em uma hora e meia.
Apesar de ainda ser um processo experimental, Gerlach já promoveu testes com mais de uma dúzia de pacientes, que chegaram a ter a pele completamente regenerada em apenas quatros dias.

Nenhum comentário: