domingo, 20 de fevereiro de 2011



Trio Los Panchos
Os gambazinhos cantores de Petrópolis


Estes gambazinhos órfãos foram adotados pela minha amiga Maira. Segundo ela, apenas quando são adultos é que os gambás usam como defesa aquele cheiro característico.

__________________________________
(Informações extraídas do site Saúde Animal)

NOME POPULAR NO BRASIL: Na Amazônia: mucura; na Bahia: suruê ou sarigüê; no Nordeste: cassac ou timbuo; no Mato Grosso e Paraguai: micurê e no resto do Brasil recebe o nome de Gambá
NOME EM INGLÊS: Large American Opossums
NOME CIENTÍFICO: Didelphis marsupialis
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: do Canadá ao norte da Argentina. Brasil, Paraguai, Guianas, Venezuela
HABITAT: Floresta, Campos e Centros urbanos
HÁBITOS ALIMENTARES: Onívoro
REPRODUÇÃO: 12-13 dias
ALIMENTAÇÃO: principalmente de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros
A FÊMEA POSSUI: 12 ou 13 tetas
PESO DO EMBRIÃO AO NASCER: 2g (em torno de 1 cm) e completam seu desenvolvimento na bolsa materna.
Nº DE CRIAS: 3
Nº DE FILHOTES: 10 a 15 por ninhada
PERÍODO DE VIDA: 2 a 4 anos
TAMANHO: Pode atingir 50 cm de comprimento sem contar a cauda, quase do mesmo tamanho.
CARACTERÍSTICAS: Apresenta corpo maciço, pescoço grosso, focinho alongado e pontudo, membros curtos e cauda preênsil, bastante grossa, redonda e afilada, só peluda na base, tendo pequenas escamas revestindo a parte restante.
FÊMEA: A fêmea possui um marsúpio bem desenvolvido, ao contrário de outros da mesma família, que só tem 2 dobras ventrais abertas.
PELAGEM: a cor da pelagem varia muito, indo do branco (animais velhos) ao negro (animais jovens) e passando por todas as tonalidades de cinzento e bruno intermediárias.

O gambá (de guaambá, que significa saco vazio, referindo-se ao marsúpio) é um marsupial do porte de um gato. Tem hábitos noturnos e, apesar de ser uma animal de movimentos lentos, trepa em árvores com facilidade, usando a cauda preênsil para agarrar-se aos galhos. Alimenta-se principalmente de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros. Não raramente visita galinheiros, causando imenso estrago.
Quando perseguido, o gambá finge-se de morto ou expele um líquido fétido produzido por glândulas axilares. Na fase do cio, a fêmea também exala esse cheiro forte, facilmente reconhecível.
Quando os filhotes entram na bolsa têm só 1 cm e ficam lá dentro 70 dias, onde se desenvolvem e tem condições de enfrentar a selva.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

7 comentários:

Maira Parula disse...

oi, dona ursa. obrigada por falar dos panchitos. só que eu os salvei da morte, pois eles perderam a mãe. vou devolvê-los à mata assim que estiverem em condições de se defender. não vou abrir uma criação, rs. bjs

Angela Ursa disse...

Quando eles estiverem adultos e forem para a mata, é capaz de, voltarem, de vez em quando, para fazerem uma visita a você :)) Beijos da Ursa!

Maira Parula disse...

Acho que não, cara Ursa. Gambás não são gregários, é cada um por si. Não criam laços. Se o fizerem é porque associam o meu cheiro à comida. Nunca serão animais domésticos, como os lobos não são. Boa a sua pesquisa. É isso mesmo. Gambás costumam morar no forro das casas, como aconteceu aqui. A mãe destes foi morta por algum cachorro das redondezas e não voltou. Os filhotes muito frágeis desceram do forro e pararam tremendo na minha porta, no dia do meu aniversário. Fazer o quê? rs
besos

Angela Ursa disse...

Então, eles foram um presente de aniversário?! :)) Beijos!

Jôka P. disse...

OOOWWWNNNN!!!!
:)

Angela Ursa disse...

Jôka, gostei da sua saudação sonora, estilo mantra! :)) Beijos da Ursa

ana de toledo disse...

hhehehe!!
Que fOfos!!