domingo, 15 de maio de 2011

Preparando a farofa de içá



Içá na culinária indígena
(Fonte das informações: Wikipédia e fórum de jogos UOL)

Farofa de içá é uma iguaria feita com a parte inferior do abdome da tanajura (a fêmea da formiga saúva) que possui cerca de 30% de gordura e 15% de proteína. Como "rainha do sauveiro" ela pode viver mais de 14 anos.
O consumo de içá vem da cultura indígena e nos dias atuais é um hábito da região do Vale do Paraíba, típico da comida caipira do interior de São Paulo.O escritor Monteiro Lobato, foi um grande apreciador da iguaria, chamando-a de "caviar da gente taubateana".
O gosto da içá pode remeter ao sabor do camarão. O alimento é apreciado até hoje pelos índios e por caboclos de zonas rurais brasileiras. As içás (Atta cephalotes) são bastante protéicas (44%) em comparação com as carnes de frango (20%) e de boi (23%). Outras formigas como a Atta sexdens, Atta laevigata, Atta bisphaerica, Atta opacipes e Atta capiguara também podem ser consumidas.

O modo de preparo não é muito diferente de outros pratos: em geral, a içá é torrada com óleo e sal como se faz com o amendoim. Outra forma é separar as extremidades (pernas e cabeça) e misturar o abdômen (que concentra mais carne) com alho e farinha de mandioca e fazer uma paçoca. Ainda há os que colocam içás ou tanajuras em garrafas de pinga para dar à cachaça um alegado gosto de mel.

Um comentário:

Adolescendo em Verso & Prosa disse...

Ursa: bem interessante...a Cultura indígena..
bjus mil pr ati!!