segunda-feira, 6 de junho de 2011



FENECO
(informações extraídas do site Saúde Animal)

O feneco é a menor da raposas existentes. Quando o sol se põe sobre o deserto tranqüilo, um pequeno carnívoro bege empina suas orelhas compridas e pontudas. Antes estava observando silenciosamente. Agora chegou a hora de caçar. Se um lagarto chegar perto, o ataque será fatal; a vitima é apanhada de um pulo e morta com uma dentada. A excelente visão do feneco lhe permite atacar rapidamente roedores, aves e répteis que se aventuram em um território. Diversos fenecos de uma mesma região podem comunicar-se por meio de sons que não são audíveis para outros animais.
Essa pequena raposa do deserto tem pelame grosso e espesso, a cauda felpuda. Freqüenta o Saara, no sul da Argélia e da Tunísia. Também é encontrado no Egito, na região do Sinai, e no Oriente Médio. Durante a parte mais quente do dia, ele se abrigada do sol em tocas cavadas nas dunas de areia. Não Ebe quase nada; o orvalho da manhã proporciona todo o líquido de que necessita.

Sua velocidade e agilidade (eles podem saltar quatro vezes o próprio comprimento de corpo), junto com o instinto de perseguição natural que eles possuem, fazem do feneço um potencial fugitivo. Como ele é capaz de cavar 6 metros em uma noite (no ambiente narutal), se for mantido ao ar livre as cercas devem possuir vários metros para debaixo do chão. Se escaparem, os fenecos são extremamente difíceis de se recaturar.

O feneco é considerado a única espécie de raposa que pode ser mantida como pet. Embora não pode ser considerado domesticado, pode ser mantido em ma classificação doméstica semelhante aos cães e gatos. Nos Estados Unidos e Canadá há uma comunidade relativamente estabelecida de criadores e donos de fenecos. Eles são amigáveis com estranhos e com outros pets da casa porém, são extremamente ativos e é preciso muita atividade para que gaste toda energia que possui. Além disso, ele tem o hábito de esconder comida e escavar mobília para construir um ninho.

2 comentários:

Jôka P. disse...

Lindas as raposinhas feneco!!!
Beijos do amigo Jôka

Angela Ursa disse...

Querido Jôka, também achei elas muito lindas! Descobri matéria sobre elas num jornal daqui e procurei mais informações na internet. Beijos e carinho da Ursa!! :))