sábado, 26 de fevereiro de 2011

Inaugurada nesta sexta-feira em Edimburgo, na Escócia, a exposição "Nas profundezas" mostra criaturas que habitam os mares, como este peixe-morcego da ilha do Coco (Ogcocephalus porrectus), na Costa Rica (Fonte da imagem: UOL BICHOS) (Clique na imagem para ampliar)

domingo, 20 de fevereiro de 2011



Trio Los Panchos
Os gambazinhos cantores de Petrópolis


Estes gambazinhos órfãos foram adotados pela minha amiga Maira. Segundo ela, apenas quando são adultos é que os gambás usam como defesa aquele cheiro característico.

__________________________________
(Informações extraídas do site Saúde Animal)

NOME POPULAR NO BRASIL: Na Amazônia: mucura; na Bahia: suruê ou sarigüê; no Nordeste: cassac ou timbuo; no Mato Grosso e Paraguai: micurê e no resto do Brasil recebe o nome de Gambá
NOME EM INGLÊS: Large American Opossums
NOME CIENTÍFICO: Didelphis marsupialis
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: do Canadá ao norte da Argentina. Brasil, Paraguai, Guianas, Venezuela
HABITAT: Floresta, Campos e Centros urbanos
HÁBITOS ALIMENTARES: Onívoro
REPRODUÇÃO: 12-13 dias
ALIMENTAÇÃO: principalmente de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros
A FÊMEA POSSUI: 12 ou 13 tetas
PESO DO EMBRIÃO AO NASCER: 2g (em torno de 1 cm) e completam seu desenvolvimento na bolsa materna.
Nº DE CRIAS: 3
Nº DE FILHOTES: 10 a 15 por ninhada
PERÍODO DE VIDA: 2 a 4 anos
TAMANHO: Pode atingir 50 cm de comprimento sem contar a cauda, quase do mesmo tamanho.
CARACTERÍSTICAS: Apresenta corpo maciço, pescoço grosso, focinho alongado e pontudo, membros curtos e cauda preênsil, bastante grossa, redonda e afilada, só peluda na base, tendo pequenas escamas revestindo a parte restante.
FÊMEA: A fêmea possui um marsúpio bem desenvolvido, ao contrário de outros da mesma família, que só tem 2 dobras ventrais abertas.
PELAGEM: a cor da pelagem varia muito, indo do branco (animais velhos) ao negro (animais jovens) e passando por todas as tonalidades de cinzento e bruno intermediárias.

O gambá (de guaambá, que significa saco vazio, referindo-se ao marsúpio) é um marsupial do porte de um gato. Tem hábitos noturnos e, apesar de ser uma animal de movimentos lentos, trepa em árvores com facilidade, usando a cauda preênsil para agarrar-se aos galhos. Alimenta-se principalmente de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros. Não raramente visita galinheiros, causando imenso estrago.
Quando perseguido, o gambá finge-se de morto ou expele um líquido fétido produzido por glândulas axilares. Na fase do cio, a fêmea também exala esse cheiro forte, facilmente reconhecível.
Quando os filhotes entram na bolsa têm só 1 cm e ficam lá dentro 70 dias, onde se desenvolvem e tem condições de enfrentar a selva.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Tempestade solar não causará problemas na Terra, afirma Nasa
Sex, 18 Fev, 12h12

A Nasa, agência espacial norte-americana, emitiu comunicado na tentativa de acalmar os ânimos a respeito da erupção solar de segunda-feira (14), que está atingindo a Terra desde quinta (17). Segundo o site Inovação Tecnológica, a divulgação sobre a atividade do sol causou tanto temor que a Nasa resolveu colocar na página do site da agência comunicado dizendo que nada grave ocorrerá no planeta.

"A nuvem de partículas produzida pelo evento no Dia dos Namorados (data comemorada nos Estados Unidos e em outros locais do mundo) parece ser bastante fraca e não produzirá quaisquer efeitos fortes na Terra, à exceção, talvez, de algumas belas auroras em latitudes altas do norte e do sul do planeta," diz o comunicado. A tempestade foi anunciada como sendo a maior dos últimos anos, estimulando o boato de que o mundo irá acabar em 2012 - data do final do calendário maia.

Apesar da intensa atividade solar ter acontecido na segunda, as partículas geradas pela erupção só chegaram à Terra ontem. Isso porque elas viajam relativamente "devagar" a uma velocidade de cerca de 900 km/segundo, mais lentamente do que a velocidade da luz (300 mil km/ segundo). Dessa maneira, os cientistas conseguem checar tempestades solares dias antes de suas partículas alcançarem a Terra.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011



Vegetal criado a partir de garrafas PET promete filtrar ar das metrópoles

Conceito, que será apresentado em concurso, pode ser usado como playground para crianças, enquanto ajuda a combater a poluição

(Fonte: Olhar Digital, 16 de Fevereiro de 2011)

Essa espécie de "cogumelo gigante" acima chama-se Treepod, um novo conceito de produto sustentável, que promete filtrar o CO2 (dióxido de carbono) de grandes metrópoles.
Construído a partir de garrafas plásticas recicladas e painéis solares, o Treepod é reabastecido de forma sustentável, com energia solar e movimentação de gangorras, presentes nos ramos do "vegetal".
Além de ser uma ótima diversão para as crianças, o dispositivo também ilumina as cidades durante a noite, prometendo ser um ótimo substituto para os postes comuns de iluminação.
O conceito está competindo com outros dentro do SHIFTboston - concurso de ideias inovadoras que acontecerá em 23 de março, em Boston (Estados Unidos) - e, provavelmente, se for bem aceito, poderá se tornar realidade.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Em cada 'dispositivo' serão usados oito camundongos | Foto: Reprodução Internet

Cães são trocados por ratos na detecção de bombas em Israel
(Fonte: O Dia )
Rio - Pesquisadores israelenses estão trocando seus cães por ratos na detecção de bombas e drogas. O roedores que são usados em equipes e podem ser colocados em aeroportos para detectar materiais perigosos. Em entrevista ao site britânico Orange News, os pesquisadores disseram que os camundongos são mais sensíveis que os cães quando se trata de cheirar a produtos químicos explosivos, e que escutas que a sensibilidade é mais eficaz do que os raios X

Os roedores não serão colocados sobre as malas ou em cima das pessoas, eles ficarão em compartimentos e serão usados da mesma maneira de um detector de metal. Os ratos são treinados para responder aos vestígios de explosivos químicos no ar como uma ameaça, levando-os a fugir para uma câmara dentro da "caixa" como se estivessem fugindo de um predador. Se o fizer, dispara um alarme. Mais de um rato deve fugir para a câmara para soar o alarme, reduzindo os falsos positivos.

O dispositivo foi testado no ano passado em um shopping em Tel Aviv com 1.000 clientes, dos quais 22 estavam transportando explosivos simulados. Os roedores não erraram nenhuma vez.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

'Daphnia' com crias geneticamente iguais.
(Foto: Paul D.N. Hebert, Universidade de Guelph)
Pulga d'água é encontrada em água doce.
(Foto: Jan Michels / Universidade de Kiel)

Pulga d'água tem maior número de genes entre espécies animais

Crustáceo possui 31 mil genes; em humanos, o número é de 23 mil.
Quase microscópio, é o primeiro crustáceo a ter DNA mapeado.

Um estudo divulgado pela revista "Science" nesta quinta-feira (3) revelou o maior genoma entre todas as espécies animais já estudadas no mundo: o crustáceo de água doce pulga d'água (Daphnia pulex), quase microscópico, com 31 mil genes - 8 mil a mais que os humanos.
O crustáceo é o primeiro a ter o seu DNA completamente mapeado. Os responsáveis pela façanha foram os membros de um grupo de cientistas conhecido como Daphnia Genomics Consortium. O projeto conta com a participação do Departamento de Energia norte-americano.
A espécie é estudada há anos pelo papel importante que desempenha em cadeias alimentares aquáticas e pela capacidade de adaptação a estresses nos ambientes em que vive. O invertebrado também chama a atenção por conseguir se reproduzir, em condições extremas, sem a necessidade de um indivíduo macho.
Mais de um terço dos genes do crustáceo não foram documentados em nenhuma outro organismo, sendo completamente novos para a ciência. Entre os invertebrados já sequenciados, é a espécie com mais genes compartilhados com humanos.
O animal está virando modelo para um campo de estudos da ciência conhecido como genômica ambiental, que tem o objetivo de conhecer como genes e o ambiente interagem.
As semelhanças com o genoma humano e a capacidade de adaptação a ambientes extremos torna importante o estudo do DNA da espécie Daphnia pulex, segundo os cientistas. O animal é usado como um "sensor aquático", podendo servir para medir como mudanças no ambiente afetam os seres vivos - inclusive humanos - em níveis molecular e celular.
A aplicação do conhecimento sobre os genes do crustáceo e a relação com o meio ambiente passa desde a manutenção de recursos hídricos até a estudos sobre saúde humana, especialmente para avaliar a extensão do dano de poluentes químicos em águas poluídas às pessoas.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Spray de células tronco pode recuperar pele com queimaduras em poucos dias

Novo método pode criar pele mais resistente e em menor tempo do que soluções atuais
02 de Fevereiro de 2011 |

Um novo método para a recuperação de queimaduras desenvolvido no Instituto de Medicina Regenerativa McGowan, da Universidade de Pittsburgh, pode acelerar o processo de regeneração com um spray de células-tronco, segundo a National Geographic.

A medicina já é capaz de fazer transplantes de pele há décadas, mas o processo ainda é lento e a pele nova extremamente delicada, podendo levar semanas ou meses para se regenerar. Grande parte das mortes decorrentes de queimaduras vem tempos depois, quando o paciente acabar exposto a alguns tipos de infecção no local queimado por não estar protegido pela pele.
O método desenvolvido pelo Dr. Jörg Gerlach pode recuperar completamente a pele queimada em questão de dias. Primeiro, são retiradas células-tronco adultas da pele saudável do próprio paciente, que depois são distribuídas sobre a região afetada com uma espécie de spray. O processo todo pode ser feito em uma hora e meia.
Apesar de ainda ser um processo experimental, Gerlach já promoveu testes com mais de uma dúzia de pacientes, que chegaram a ter a pele completamente regenerada em apenas quatros dias.