Esquema do tabuleiro do Adugo, com a posição inicial das peças
Pedro Kajibi coloca as pedras no tabuleiro de Adugo, desenhado no chão, na aldeia Meruri
Jogo indígena Adugo (Fonte: Estadão)
Foi entre os Bororos, na aldeia Meruri (MT), que os pesquisadores Maurício Lima e Breno Nogueira fizeram a descoberta mais instigante até o momento. Ali se joga o Adugo, um jogo de estratégia, complexo, digno de culturas muito desenvolvidas. “É um jogo muito elaborado, não sabíamos que índios brasileiros o conheciam”, relata Lima. A expedição fez, portanto, o primeiro registro histórico deste jogo entre povos nativos do Brasil.
Adugo é um jogo de tabuleiro, jogado no chão, em que uma pedra representa a onça e outras 14 pedras representam cachorros. A onça tem de comer os cachorros e estes, por sua vez, têm de encurralar a onça. Jogos semelhantes são conhecidos na Índia (tigre contra cabras) e na China (senhor feudal contra camponeses), por exemplo.
Mas é no Peru que está a provável origem histórica do Adugo brasileiro. Os Incas costumavam jogar um jogo semelhante, em que o puma (onça parda dos Andes) enfrentava os carneiros. Ainda hoje os indígenas peruanos praticam este jogo.
Os pesquisadores encontraram também jogos semelhantes aos dos Kamaiurás, como o equivalente à Cama de Gato. Brinquedos como bonecas, petecas e piões também são feitos entre os Bororos, mas com materiais diferentes e estilo próprio.
Na aldeia Meruri foram produzidas poucas imagens: só do Adugo e do Cama de Gato. Os pesquisadores encontraram algumas dificuldades na rotina dos moradores da comunidade e priorizaram, assim, as anotações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos.
Como jogar Adugo
preparação do jogo: Disponha as peças conforme o esquema acima
número de jogadores: Dois. Um fica com a onça e o outro com os 14 cachorros, e os dois alternam-se na vez de jogar
objetivo do jogo: O jogador com a onça deve capturar cinco cachorros; o jogador com os cachorros deve encurralar a onça, deixando-a sem possibilidade de se mover em qualquer região do tabuleiro. O jogador com os cachorros não pode capturar a onça
movimentação das peças: As peças se movem para qualquer direção do tabuleiro, sempre ocupando casas livres. O jogador com a onça inicia a partida movendo sua peça para qualquer casa livre adjacente. Em seguida, o jogador com os cachorros move qualquer uma de suas peças. A onça captura um cachorro quando salta sobre ele para uma casa vazia (como no jogo de Damas). Pode-se capturar mais de um cachorro numa única jogada (também como nas Damas)
quem vence: O jogador com a onça vence quando consegue capturar cinco cachorros; o jogador com os cachorros vence quando consegue impedir qualquer novo movimento da onça