quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Jaguatirica

Ecologia da Jaguatirica e do Gato-Maracajá (Fonte)
A jaguatirica (Leopardus pardalis) e o gato-maracajá (Leopardus wiedi) são dois felinos pintados pequenos que vivem em florestas neotropicais. Eles estão mais proximamente relacionados a outros felinos e são descendentes de um ancestral recente em comum (Slattery et al., 1994; Masuda et al., 1996; Eizirik et al., 1998). Nesse artigo, comparamos a ecologia desses dois felinos, indicando suas semelhanças e diferenças.
Embora tenham uma aparência semelhante, a jaguatirica e o gato-maracajá podem ser distinguidos por várias características (Emmons, 1990). Por exemplo, a cauda do gato-maracajá é mais longa do que seus membros posteriores, enquanto a cauda da jaguatirica é mais curta (Emmons, 1990). Além disso, a jaguatirica é maior e mais robusta do que o gato-maracajá (pesando cerca de 3 vezes mais) e caça alimentos principalmente no solo (Goldman, 1920; Emmons, 1988). Em contrapartida, o gato-maracajá procura alimento principalmente em árvores (Guggisberg, 1975; Konecny, 1989) e apresenta muitas adaptações para a vida arbórea. Por exemplo, o menor tamanho do gato-maracajá permite que caminhe mais para a ponta dos galhos do que a jaguatirica, e sua cauda mais longa permite que mantenha o equilíbrio mais facilmente. Ele também possui uma impressionante capacidade para saltar (Petersen, 1977) e suas garras são proporcionalmente mais longas do que as da jaguatirica (Leyhausen, 1963; Konecny, 1989). Além disso, o gato-maracajá é o único felino do Novo Mundo cujas articulações giram o suficiente para ficar de cabeça para baixo em árvores com as patas voltadas para o tronco, como um esquilo (Leyhausen, 1963; Emmons, 1990).

7 comentários:

Fred disse...

Ambos ameaçados de extinção, acuados pelo desmatamento irracional.


Abraços
Fred

Anônimo disse...

Fascinante.
Esse tipo de pelagem acho linda, um primor da natureza.
Obrigada pela linda foto.
Beijos, :).

Anônimo disse...

fred e nanbiquara, é por causa da beleza desses felinos que eles são cobiçados pelos caçadores.

Jôka P. disse...

A Cindy está louca pela jaguatirica !!!
Gata lesbian-chic.
Bjs,
JÔKA P.
:)

Anônimo disse...

Amigo Jôka, a Cindy não sabe que o amor dessa jaguaricia é muito selvagem e que ela tem um tamanho enorme (risos). Beijos da Ursa! :))

Anônimo disse...

Eu tinha um tio muito doido que tinha uma Jaguatirica qdo eu era criança. Eu achava o máximo. Eu gostaria de ter uma em casa. É um animal lindo, assim como a maioria dos felinos.

Anônimo disse...

Nossa, palpiteira! Adorei saber que seu tio tinha uma Jaguatirica! Quando a pessoa gosta e trata bem, é muito melhor do que manter numa jaula em um zoológico. Beijo!