segunda-feira, 26 de setembro de 2005



Amazonas e Rondônia sentem terremoto que atingiu Peru (Fonte: Radiobrás)
Brasília - O terremoto de aproximadamente 7,5 graus na Escala Richter que atingiu o Peru ontem (25) foi sentido em parte dos estados do Amazonas e Rondônia. De acordo com professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Vasile Marza, o tremor sentido no Brasil pode ter alcançado 3 graus na Escala Mercalli Modificada, que descreve os efeitos das ondas sísmicas no meio ambiente e seres humanos. A escala vai de 1 (percebido apenas por instrumentos) a 12 (cataclismo).
"Uma vez que foi de magnitude alta, 7,5º na Escala Richter que vai até 9,5º, e também foi de uma profundidade que os sismólogos chamam de intermediária, algo em torno de 85 quilômetros, isso pode justificar os efeitos em Porto Velho e Manus", disse o professor.
Segundo Marza, a maioria dos terremotos ocorre nos primeiros 40 quilômetros da superfície e não são sentidos em longas distâncias. Mas os sismos intermediários, que vão até 300 quilômetros de profundidade, quando são forte como o que ocorreu no Peru, podem ser percebidos em até 3 mil quilômetros de distância, principalmente em prédios acima dos 10 andares.

7 comentários:

Saramar disse...

Oi Ursa, obrigada por visitar meu blog. É uma experiência primária porque sou ignorante digital. Mas estou sempre tentando. Fiquei absolutamente encantada com o seu blog antigo, que está nos meus favoritos e agora, com este também.

Anônimo disse...

Querida Ursa, você sabe o caso das crianças indígenas que foram para São paulo a procura de tratamento médico? se souber o que houve com elas me informe, por favor. Vi sobre isso no Fantástico da semana passada mas não soube de mais nada. Muito chato a Funai não deixar que elas se tratem. Beijinhos e ótimo dia, se possível com uns docinhos né?

Anônimo disse...

Bom dia....

Se segure D. Ursa.....
Rssss...
Bjs...

Jôka P. disse...

TAIA!!!!
Lady Diana !!!!
Ursa !!!!!
Mas que legal encontrar essas queridas amigas aqui na floresta !!!!
Beijoooossss !!!!!!!!!!
:)
JÔKA P.

Angela Ursa disse...

Olá, saramar! Seja sempre bem-vinda às duas florestas da Ursa. Guardei em CD praticamente todas as informações da antiga floresta, viu? Beijo florestal da Ursa! :))

Boa tarde, Renata! Vou pesquisar sobre as crianças que foram se tratar em SP. Se eu souber de alguma coisa, aviso a você, ok? Beijo da Ursa e obrigada pelas balinhas! :))

Diana, a Ursa já reforçou as paredes da oca por precaução. Beijos florestais!!

Jôka, este encontro amigo aconteceu graças a você e ao Av. Copacabana. A Ursa está muito feliz de receber tantos amigos na floresta. Beijos da Ursa! :))

Janaina disse...

Ursa linda, é sempre muito, muito bom passar por aqui. Eu não sabia que havia uma Escala Mercalli Modificada. Adorei saber disso e como ela funciona. Brigada. :)

Angela Ursa disse...

Amiga Janaína, a Ursa não entende dessas escalas, mas que bom que a informação foi útil a você. Beijo!