quarta-feira, 7 de setembro de 2005










As florestas de igapó ocorrem ao longo de toda a margem do Demene e permanecem inundadas cerca de seis meses por ano. Possuem espécies vegetais resistentes à acidez e abrigam grande variedade de peixes, anfíbios e répteis. (Foto: Luiz Prado/AE )

A Amazônia possui 3.650.000 km² de florestas contínuas (Fonte)

Florestas de Igapó: ocorrem em solos que permanecem alagados durante cerca de seis meses, em áreas próximas aos rios. As árvores podem atingir até 40 metros de altura e raramente perdem as folhas - geralmente largas para captar a maior quantidade possível de luz solar. Nas águas aparecem as folhas da vitória-régia - que chegam a ter 4 metros de diâmetro. Ocorrem associadas aos rios de água branca.
Florestas de Várzea: as árvores são de grande porte (até 40 metros de altura) e apresentam características semelhantes ao igapó - embora a várzea apresente maior número de espécies. Ocorrem associadas aos rios de água preta.
Florestas de Terra Firme: apresentam grande porte, variando entre 30 e 60 metros; o dossel é contínuo e bastante fechado, tornando o interior da mata bastante úmido e escuro. Esta formação está presente nas terras altas da Amazônia e mescla-se com outros tipos de associações locais, como os campos e os cerrados amazônicos.
Campinaranas ou Caatingas do Rio Negro: caracterizadas pela presença de árvores mais baixas, com troncos finos e espaçados. Situadas sobre areias brancas, lavadas e pobres do rio Negro.

11 comentários:

Lia Noronha disse...

Ursa:que maravilhosa sensação...este contato com a natureza no seu blog.Já virou o meu refúgio de fim de noite!
Vendo hj o filme da Tainá...lembrei-me daqui.
Beijos carinhosos.

Jôka P. disse...

URSA !!!!
Sabe que hoje as coisas, desenhos, fotos, passaram lá pra baixo, novamente ?
Desisto.

Janaina disse...

E pensar que essa beleza toda está sendo destruída... Dá um aperto no coração...

Fred disse...

Impressionante o tempo em que a vegetação fica submersa.

É um ecosistema, bem específico.

Angela, dê um olhadinha nos comentários do peixinho aí debaixo.

Abraços

Fred

Angela Ursa disse...

Lia, fico feliz de saber que a floresta é um refúgio para você. Você já assistiu ao Tainá 2? Beijos!!

Amigo Jôka, o que aconteceu para dar problema de imagens na sua página? Verificou se a medida de alguma imagem ultrapassou 200 de largura? Depois me diz. Beijos!

janaína, infelizmente, a gente não pode impedir essa destruição, apenas protestar e esperar que as autoridades tomem providências. Beijos!

Olá, terragel! Seja sempre bem-vindo à floresta da Ursa :))

fred, recebi seus comentários por e-mail. Vou ver logo, logo. É que eu acabei de chegar da rua agora. São 19:38h. Depois mando resposta, ok? Beijo da Ursa!

Jôka P. disse...

Não, Angelita !!!
Eu estava me referindo às imagens DAQUI da floresta !!!
Mais cedo as índias e o Uirapurú estavam lá em baixo !!!
Agora estão aqui em cima !!!
Elevador virtual???
Bjs,
JÔKA P.

Jôka P. disse...

Sou o visitante 1245 ...
WEBAAA !!!!
:)

Lia Noronha disse...

Ursa:vim te desejar uma boa noite e trazer o meu filho Matheus para ler um pouco das tantas e tantas histórias bonitas que vivem por aqui.
beijos carinhosos.

Janaina disse...

Off-topic: só vim aqui dizer que acabei de ler o comentário que voce deixou pra mim dizendo que conheceu a Clarice Lispector. Eu sou fascinada por aquela mulher. To com inveja!!! Beijão, Ursa!! :)

Angela Ursa disse...

Jôka, essas índias dos seus desenhos são muito sapecas, vivem passeando e mudando de lugar na floresta (risos). Não sei o que houve com elas porque não mexi em nada no frame. Mistério! Beijos!!

Lia, você e o seu filho Matheus são sempre bem-vindos na floresta da Ursa. Fiquem à vontade! A casa é sua! Beijos da Ursa :))

terragel, tenha lindos sonhos florestais! Beijos!

Janaína, eu também não esperava poder encontrar, um dia, a Clarice Lispector. Foi um lindo acaso! Beijos!

Jôka P. disse...

As índias desceram novamente, as sapequinhas !!!
Eu hein !?!
:)