quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Marãte Wajãpi, na aldeia Mukuru (Foto: Cláudio Maretti / WWF-Brasil)

Terra Indígena Waiãpi (no Estado do Amapá)
(Fonte: trechos de relato enviado pelos técnicos do WWF-Brasil, Marisete Catapan e Marcelo Creão, sobre a chegada da expedição à aldeia Mukuru, na Terra Indígena Waiãpi)

"Na chegada ao acampamento próximo à aldeia Mukuru, Marcelo Creão foi o primeiro a descer e estender sua rede, pois estava febril e sentindo dores pelo corpo. Logo um barco com os Wajãpi Aracu e Marãte e quatro crianças veio dar boas vindas e fazer um convite para jantarmos carne de anta, caçada naquele dia pelo filho de 12 anos do cacique Piriri. Formou-se uma comitiva para o jantar na aldeia. Orlando, Edivaldo, Oziel, Vemar e Manoel não demoram muito a voltar com um naco de anta e com um pedido de ajuda para o nosso enfermeiro, o Benedito. Piriri e o filho de um ano e meio de Marãte estavam com febre. Uma comitiva formada pelo Benedito, pela cabo Alcemira e outros foram para aldeia, a fim de fazer os atendimentos solicitados.
Fomos nos despedir dos índios wajãpi, na aldeia Mukuru, e conhecer a forma como o chefe faz o aproveitamento da carne de caça: depois de assada, ela ficando defumando por horas e é consumida em torno de cinco dias. Mais despedidas e seguimos o nosso rumo. O objetivo era alcançar as corredeiras da Andiroba e iniciar as buscas de um barco do Ibama que naufragou na subida do Jari. Durante um longo trecho do rio observamos um fenômeno que nos chamou muito a atenção: a travessia de centenas de borbotas de coloração amarela clara, sempre no mesmo sentido, da margem direita para a esquerda do rio. Já nosso maior obstáculo foi a travessia das corredeiras do Melé, onde tivemos que desembarcar e fazer a transposição do maior salto com cordas e muito cuidado. Aí, foi possível observar com detalhes as exuberantes plantas aquáticas que se desenvolvem nesses locais."

3 comentários:

Jôka P. disse...

Índia,
o cacique se chama...Pirirí ?
Tem certeza de que onome desse cacique é mesmo ...Pirirí ???
Aqui no Rio isso é nome de...
deixa pra lá.
Bjs,
JÔKA P.
:)

Jôka P. disse...

Devem ter sacaneado muito esse cacique na escola !
Pirirí...
Rá Rá Rá Rá Rá Rá !!!!
Cacique Pirirí...
(Eu, hein, tô bobão, hoje, né !?!)
PIRIRÍ !!!
PIRIRÍ !!!
:D
:D
JÔKA Pirirí...

Angela Ursa disse...

Jôka, o nome do cacique é Piriri mesmo. Mas o significado do nome lá na tribo dele deve ser outro (risos). Se ele fosse passear no Rio, iam encarnar um bocado no nome, sim :)) Beijos!
PS: Estou rindo das suas brincadeiras!