sábado, 1 de outubro de 2005

Inajá - frutos (fonte da imagem)
A palmeira inajá (Maximiliana regia), de porte elevado, mede de 3 a 20 metros de altura e é encontrada em florestas primárias, secundárias e em grandes áreas que passaram por um processo de queimada. A polpa dos frutos é usada pelas comunidades indígenas no preparo de alimentos. As folhas jovens são utilizadas na construção de paredes e coberturas das malocas. Já o pecíolo, que é a base da estrutura de sustentação das folhas, é usado como ponta de flecha e a espata - base de sustentação dos cachos - é utilizada como assento, para transportar água e como cesto.
O inajá é tolerante a inundações, queimadas e a condições de baixa fertilidade do solo.
Segundo o pesquisador Otoniel Ribeiro Duarte, as plantas jovens, ao serem queimadas para o cultivo de pastagens, rebrotam com vigor e as sementes, que estavam em processo de dormência, germinam rapidamente. Ele está entusiasmado com o projeto. "O inajá tem potencial econômico. É rico em fósforo, magnésio e ácidos graxos, podendo ser usado como ração para aves, suínos e peixes, além de fornecer o palmito, farinha e óleo para a alimentação humana e garantir matéria-prima à indústria de comésticos e de produtos farmacêuticos", explica.(Fonte1: Embrapa Roraima)
As suas sementes são usadas para fazer colares e amuletos. As folhas são usadas para a confecção de uma fibra têxtil. (Fonte 2)

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia querida Ursa, findi agitado e dei uma passadinha para te ver e contar o que li "O líder indígena Aílton Krenak será o apresentador de Todo dia é dia de índio, 10 programas que reunirão histórias, lendas e crenças de diversas tribos brasileiras. Será um jornalistico étnico-cultural, diz Marco Altberg, diretor da série, coproduzida pelo Futura e pelo grupo Turner. Uma equuipe de sua produtoda já gravou em rondonia com pajés e anciões suruís" Jornal da TV, O Globo, 25/09/05. òtimo final de semana e beijos.

Jôka P. disse...

Garota,
isso aqui tá internacionaaal !!!
WÊBA !!!
Ah, a nossa queridona Renata-Taia também veio na Floresta da DONA URSA ! Bjs, Renata !!!!
Eu queria provar dessa INAJÁ !
Mas tem que ser JÁ !!!!
INAJÁ pro JOKINHA JÁ !!!
:)
Bjs,
minha querida Ursinha !!!
JÔKA P.

Angela Ursa disse...

puertomontt, gracias! :))

Renata, muito obrigada pela informação sobre essa série! Eu não sabia. Vou olhar a matéria no site do Jornal da TV para saber o dia e horário que começa. Beijos da Ursa!

Querido Jôka, tem inajá para você aqui! Sirva-se à vontade! É para todos!! Beijos florestais!

Anônimo disse...

Bom fim de semana.
Beijos, :).

Angela Ursa disse...

nanbiquara, um lindo final de semana para você também! Beijos!