sábado, 26 de novembro de 2005

Conheça ARUANÃ - a ONG da transformação e suas histórias (Site)

A FESTA DE ARUANÃ marca através do Rito de Passagem a entrada da Menina e do Menino na puberdade. Após o período de reclusão, os homens que vão homenageá-los vêem do Rio Araguaia dançando com sons e vozerios, narrando feitos amorosos, de guerras e transcendentais. As mulheres e as Moças do Rito acompanham-nos com meneios sensuais e vibrativos. Esses jovens estão adornados e pintados não por causa de uma linguagem estética, como também por todos os simbolismos que a rigor são escritas dos seus momentos na vida, situação social da tribo, assim como são, os relatos e vínculos cósmicos. Os adornos e pinturas corporais são de exuberantes cores das penas de pássaros, fios de algodão tingidos com urucum e jenipapo.Como ARUANÃ, podemos compreender também, as máscaras sagradas. Enfim, todos esses rituais além celebrarem seu cotidiano, e a íntima relação junto à Natureza-Mãe, são momentos de convivência e aproximação com O Sagrado, rogando-O, fartura nas caças e pescas, a transmutação, transformação e a manutenção da fertilidade da Natureza-Mãe...

6 comentários:

Anônimo disse...

Essas coisas dos índios acho muito bonitas, líricas até.
Beijos, :).

Anônimo disse...

Ângela:

Há alguns destes rituais de corpo que tenham (visíveis ou invisíveis) raízes judaicas (i.e., de cristãos-novos que tenham chegado aí no tempo das incursões holandesas ou após elas)?
Beijo, Luís Carmelo.

Angela Ursa disse...

nanbiquara, deve ser mesmo uma linda festa essa! Beijos!

Olá, Luis! Que surpresa! Obrigada pelo seu comentário e a visita! Quanto à sua pergunta, vou precisar pesquisar para ver se consigo uma resposta, ok? ;)) Beijos!

Angela Ursa disse...

Luis, encontrei links relacionados à origem judaica dos bandeirantes e um que fala que os índios seriam tribos judaicas perdidas. Não pude abrir o vídeo porque não tenho o Real Player no micro. Beijo!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u99146.shtml
http://www.israel3.com/article115.html
http://www.genealogiafreire.com.br/sobre_apelidos_judaicos.htm

Anônimo disse...

Ângela, que bom!Foi tanto que futuquei até que encontrei teu blog. É muito rico, sensível, vigoroso, solidário, amoroso. Voltarei mais vezes e indicarei tantas outras. Estou aprendendo a lidar com estas ferramentas. Não sei como fazer para incluir teu blog/link no site da nossa ONG ARUANÃ, etc. Mas estarei futucando. Se poderes me ajudar...

Grande beijo Ursa Sentada!!!


Ademario Ribeiro - ONG ARUANÃ

Angela Ursa disse...

Ademario, adorei sua visita! Obrigada pelas suas palavras! :)) Se tiver alguma dúvida sobre inclusão de links, etc., me escreva. Beijo da Angela Ursa!