terça-feira, 15 de novembro de 2005

Lagoa de Caraís - Descrição: Localizada dentro do parque Estadual de Setiba (atual Parque Estadual Paulo César Vinha) nas trilhas da Reserva, possui a cor avermelhada devido as suas raízes. Em tupi-guarani, 'Carai' é uma das muitas variedades de macacos no Brasil. Caminhando nas trilhas da reserva ecológica que margeia o mar, chega-se a esta lagoa de águas escuras, ladeada de areia, vegetação e uma grande pedra.

Parque Estadual Paulo César Vinha
(homenagem a esse ambientalista, amigo da Daia, que foi morto em defesa da natureza)

O Parque Estadual Paulo César Vinha está localizado entre a região Nordeste de Guarapari, balneário a 30 minutos de Vitória, e o sul de Vila Velha. Pertencente a Área de Proteção Ambiental de Setiba, a sede do Parque fica a 23 km da Rodovia do Sol, no km 36 que liga Vila Velha a Guarapari.
COMO CHEGAR NO PARQUE ESTADUAL PAULO CESAR VINHA: O acesso ao Parque é fácil. De Guarapari, o visitante deve pegar a Rodovia do Sol, paralela ao Oceano Atlântico, que liga a cidade à Vila Velha, entre os balneários de Setiba e Ponta da Fruta, no litoral Sul do Estado.
ARQUIVO HISTÓRICO: O Parque Estadual de Setiba, posteriormente transformado em Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo de mesmo nome, que dedicou parte de sua vida à preservação deste Parque, foi criado em 1990, com o intuito de preservar uma das mais importantes áreas de ecossistema de restinga.

10 comentários:

Saramar disse...

Angela, que maravilha! Lilnda lagoa. É tão bom saber que está preservada, nesses dias em que os seres humanos estão destruindo tudo.

Anônimo disse...

Um beijo no seu coração, Angela, por postar sobre o parque Paulo Cesar Vinha. Ele foi assassinado nessa área, quando realizava um estudo fotográfico da fauna e flora. Na época também defendia os índios Tupiniquins de Caieiras Velhas, ameaçados pelas plantações de eucalipto pela Aracruz Celulose. Você pode conhecer um pouco dessa história numa reportagem no site
http://www.seculodiario.com.br/arquivo/2001/mes_08/21/reportagens/index_piraqueacu01.htm

Jôka P. disse...

Querida ANGELA Dona URSA !!!

A Annie Lennox separou do marido, que era o parceiro dela no Eurithmics...
A perua sofreu horrores, mas usou esse sofrimento pra fazer umas musicas lindas e deu a volta por cima.
Ela hoje faz carreira solo poderosa, com muito sucesso, continua linda e glamurosa ( glamurosa perde !) e vai muito bem, obrigado !
Estrela é estrela, né ?!
And a real star never dies !
:D
Bjs,
JÔKA P.

Angela Ursa disse...

Saramar, esse parque parece ser muito bonito. Se quiser conhecer mais, veja as outras fotos pelo link do site. Beijos da Ursa!

Daia, obrigada por compartilhar com a gente a história do seu belo amigo. Deve ter sido um grande ambientalista, um homem de coragem. Vou visitar o link para ler mais sobre ele. Beijos!

Jôka, eu não sabia que a Annie Lennox tinha se separado do marido. Que pena! Estou mesmo desatualizada. Beijos da Ursa!
Beijos!

Janaina disse...

Eu amo ir a Parques. Principalmente quando eles são reservas florestais, patrimonios etc. Dá uma sensação de integração, sabe?
Um beijo!

Angela Ursa disse...

Janaína, na minha infância eu ia muito passear no Parque da Cidade no RJ. Você que morou lá deve conhecer. Na minha vida carioca, eu ia com freqüência no Jardim Botânico e no Parque Lage. Beijos!

Lia Noronha disse...

Ursa; que bela homenagem ao saudoso Paulo Vinha,que tão jovem foi morto lutando pelas causas ecológicas!
E as fotos do moinho do meu Cotidiano,eu tirei no Domingo em Pedra Azul,região das montanhas daqui do E.S.
Vou te enviar por e-mail outras que tirei por lá,ok?

Beijos de boa noite.

Angela Ursa disse...

Amiga Lia, muito obrigada pelas fotos! Vou aguardar. Beijos! :))

Anônimo disse...

Querida Ursa
Fico impressionada com suas pesquisas e sua generosidade em dividí-las conosco.A cada dia aprendo mais com vc.

Angela Ursa disse...

Amiga Margaret, agradeço de coração as suas palavras e o seu carinho. Que a floresta da Ursa continue servindo a você e aos outros amigos visitantes. Beijos!